Esse é um assunto que me intriga...
Como já contei pra vcs, fui leitora de livros sobre gestação, amamentação e etc... A grande maioria desses livros indica que criemos uma rotina para nossos bebês e dentro dessa rotina está o fato de amamentarmos de 3 em 3 horas.
Quando Gabriel nasceu, copiei a idéia da minha amiga Roberta e levei uma lista com uma série de perguntas que queria que a pediatra me respondesse (recomendo a todas as mamães que façam o mesmo, pois na hora H, a gente esquece tudo e pediatra não é uma pessoa muito fácil de se localizar prontamente...). Dentre essas perguntas estava: Devo amamentar de quanto em quanto tempo? Resposta da pediatra: O certo é vc dar de 3 em 3 horas. Mas como ele é muito pequenininho, se ele quiser, dê de hora em hora, depois de hora e meia em hora e meia, de duas em duas, até chegar a 3 horas.
Confesso que meu filho sempre mamou de 3 em 3 horas. Às vezes eu tinha que acordá-lo para mamar, se não ele passava disso. Mas conheço muitas crianças que começam de hora em hora. E como levam muito tempo mamando, quando terminam de mamar, colocamos para arrotar e trocamos a fralda, já está na hora de amamentar novamente. Ou seja, pode se amamentar o dia inteiro.
Existem pediatras que são a favor do que chamamos de "livre demanda" que significa: amamente seu filho quando ele tiver fome. Eu sou TOTALMENTE contra esse processo e explico o por quê.
Temos que amamentar nossos filhos quando eles tiverem fome sim, mas sempre procurando impor um horário definido pra eles, até que eles acostumem. Se a gente começar a dar o peito sempre que o bebê tem fome, ele nunca vai mamar para matar a fome e sim, beliscar. Fazer uma boquinha e vai estar sempre com fome.
Uma outra coisa que acontece quando deixamos nossos filhos imporem seu ritmo, é que não aprendemos a ouvir o choro da criança. E acabamos dando o peito sempre que ele chora. Se a criança acostumar a mamar de 3 em 3 horas, por exemplo, se ela chorar fora desse período, muito provavelmente não será de fome.
E tem um outro fator fundamental. Quem impõe as regras somos nós e não nossos filhos. Eles têm que viver conforme nossas vidas e não a gente que tem que mudar as nossas vidas todas em função deles. Não podemos viver para amamentá-los. Se não vai ser o dia com o peito de fora...
A criança que tem uma rotina pré-estabelecida sabe o que esperar e nós também. Então, se damos de mamar num horário, sabemos que somente dali a 3 horas teremos que dar novamente e podemos sair pra fazer compras, unhas, cabelo, depilação e etc... Se o bebê não tem uma rotina definida de alimentação, nunca se sabe quando ele vai querer mamar.
Quando se estabelece uma rotina, a criança se alimenta melhor, dorme melhor, vive melhor.
Não precisamos engessar a vida da criança, mas temos que dizer à elas quando, quanto, como e o que fazer.