terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cadeirinhas, tapetinhos, cercadinhos e etc...

Antes do Gabriel nascer, eu com minha mania de me antecipar em tudo, estava fuçando na internet sobre tapetinhos de atividades para deixar o bebê deitadinho brincando. Daí, conversando com a Roberta, ela me disse que a maioria dos tapetinhos é pequena e uma criança maiorzinha, com um pouco mais do que 6 meses não caberia mais ali, então seria melhor eu comprar essas cadeirinhas, tipo balanço, que vibram e tocam musiquinhas.

Então lá fui eu para a internet procurar onde e qual comprar. Optei por uma que a criança pode usar até dois anos como cadeirinha mesmo. Essa vibrava e tinha uns brinquedinhos pendurados. E ainda inclinava e virava um bercinho.

Gabriel nasceu e me lembro que após o banho da manhã eu o colocava na cadeirinha e ele ali mesmo tirava uma sonequinha. Essa cadeirinha foi excelente até os 4 meses!

Percebi que ele já estava querendo sentar e com isso, usei meu instinto de mãe e sempre que o pegava no colo eu o estimulava a usar a força das pernas pra ficar em pé com minha ajuda. Fui percebendo então que ele se movimentava bem. Achei que já estava na hora de ter algo para deixá-lo no chão de bruços. Fui eu pra internet e pesquisei tapetes fofinhos de pano. Achei um muito bom e grandão. Coloquei ele lá e com 5 meses ele já rolava de um lado pro outro.

Até que começou a se arrastar e o tapete ficou pequeno e por ser de pano atrapalhava pois não aderia ao chão. Fui eu em busca de um tapete de borracha. Ele usou bem, até engatinhar com um pouco mais do que 6 meses. Não preciso dizer que o último lugar que ele queria ficar parado era no tapete.

Hoje com 9 meses ele engatinha e já fica de pé, solta uma das mãos e está ensaiando soltar as duas e cair sentado. Estou na fase das meias anti-derrapantes.

Mas esse post não é só para contar da odisséia do Gabriel desde seu nascimento. É porque, por diversas vezes ouço as pessoas dizerem: coloca ele no chiqueirinho pra você poder fazer as coisas.

Não, não quero colocá-lo lá. Desde que ele nasceu eu sempre o estimulei a se movimentar. Agora que ele se movimenta vou prendê-lo? Ele passa o dia todo na creche. No dia que está comigo em casa, vou prendê-lo? Não, sento no chão e brinco com ele. Rolo, corro, jogo bola...

Li uma vez um artigo exatamente sobre isso. A gente tem que dar liberdade de movimento para nossos filhos. É muito cômodo deixá-los nas cadeirinhas, nos chiqueirinhos... Mas eles precisam explorar o mundo em sua volta. Como vivemos num mundo onde tudo é feito na correria, quando paramos em casa no final de semana, queremos fazer o que não conseguimos durante a semana. Quando nossos filhos são bebezinhos, eles ficam quietinhos e vc pode até deixá-los na cadeirinha, por exemplo. E nem estou dizendo que você não possa deixá-lo lá. Mas separe um momento do seu dia para estar com ele e deixá-lo livre. Não deixe que a correria do dia-a-dia e os afazeres de casa tirem esse prazer de você.

Eu tenho todos esses apetrechos que citei e usei todos, mas no tempo certo e soube a hora de deixar meu filho livre.

2 comentários:

Roberta disse...

Também não gosto de chiqueirinhos e nem de andadores tradicionais.
O tapete de borracha da Maria Clara está de decoração no quarto dela...
Ela ganhou de niver de 1 ano um carrinho que é tipo andador...ajudou muito. Hoje ela já anda nele pra cima e pra baixo.

Déia. disse...

Adorei o post!!!
DETESTO os andadores. Até porque sempre os achei incomodos para as crianças. O berço camping que comprei tambem serve de chiqueirinho e ali ele so ficava mesmo para dormir na casa da minha mãe ou quando viajávamos. É EXCELENTE!!!
Mas como chiqueirinho acho que usei umas 2 ou 3 vezes na época em que nao engatinhava ainda. So ficava em pé quando se apoiava em alguma coisa. E mesmo assim usava quando estava próxima a ele e não com o intuito de larga-lo lá pra fazer minhas coisas.
Eu cheguei a comprar os tapetinhos, mas foi meio que um desperdício de dinheiro pq ele ficou acho que uns 2 meses apenas lá, depois que começou a engatinhar ou se arrastar nao serviu mais. Ele usava aqueles arcos pra se segurar e ficar sentado e sempre acabava caindo de cabeça no chão! Aff!
:)
Uma coisa que gostei muito foi justamente essa cadeirinha que vibra. Foi um presente e tanto. Ele curtiu muito, e sempre dava uns cochilos na cadeira. Excelente!!!
bjks