segunda-feira, 17 de agosto de 2009

É muita coisa para se aprender....

Olá meninas,

Estava aqui pensando com os meus botões... Meu filho dorme em torno de 10 horas por noite. Fora os cochilos durante o dia... E como não podia deixar de ser, estava eu aqui futucando na internet em busca de informações sobre o sono dos bebês, pois meu filho acordou essa noite às 04h30 e só voltou a dormir às 05h30, quando eu deveria levantar pra trabalhar. Nem preciso dizer que estou com sono, né?

Mas aí, estava lendo um artigo na revista Crescer sobre sono (http://brasil.babycenter.com/toddler/sono/briga/), pois queria entender melhor por que as crianças brigam tanto pra dormir, e percebi que temos que impor uma rotina para a hora de dormir. Ok, eu já declarei aqui que dou fã das rotinas. O problema nem é esse...

O problema é que percebi que vivemos tendo que ensinar nossos filhos a fazer alguma coisa. E isso pode durar pra sempre ou até que eles sejam independentes e não queiram mais nos ouvir. A gente tem que ensiná-los a mamar, tem que ensiná-los a comer, tem que ensiná-los a dormir a noite inteira, tem que ensiná-los como fazer a transição do berço para a caminha, tem que ensiná-los a fazer a transição das fraldas. Ensinar, ensinar, ensinar...

Dái me remeti à nossa geração bebê. Nossas mães não tinham internet. Não tinham a facilidade de comunicação que temos hoje. Consequentemente ouviam menos conselhos do que ouvimos hoje. E nós estamos aqui. Bem criados, com algumas manias, ok. Mas sobrevivemos.

A ignorância em alguns casos é uma virtude.

Li nesse artigo, que a criança tem que aprender que é hora de dormir. Eu bem que já tentei isso com o Gabriel. Mas não funciona. Ele dorme às 20h30 mais ou menos. Mas tem dias que dorme no colo, tem dias que dorme mamando, tem dias que dorme sentado vendo televisão, tem dias que dorme brigando com o sono e eu deixo até ele desmaiar e só depois o carrego pro berço... Eu já tentei colocá-lo no berço pra dormir, mas ele levanta N vezes, mesmo com sono. E eu preciso: tomar um banho, arrumar a bolsa da creche dele pra o dia seguinte, ver alguma coisa para comer e dormir. Então confesso que não tenho paciência para ficar colocando ele deitado milhões de vezes. Fiz isso de madrugada e funcionou. Ele parou de acordar. Mas só resisti pois eu precisava de uma noite inteira de sono.

Enfim... Não me lembro da minha mãe ter tido todo esse trabalho comigo e estou aqui...

5 comentários:

Roberta disse...

Fran, rotina é muito bom sim, até eles resolverem mudar os hábitos!!!
Sério!!!
MC dormia sempre umas 21h. Mamava dormindo na boa.
Depois passou a dormir lá pelas 23h, isso pq ela tirava um cochilo às 18h na creche. E aí mamava as 23h e dormia.
Agora, dorme lá pelas 22:30 sem mamar e vai até de manhã....
Ai ai...é como a frase:
"quando vc acha q sabe todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas!"
:)

Bj

Fran disse...

Mas não cansa isso?
Tipo, agora é a fase X e vc tem que agir assim, agora vem a fase Y e vc age assado.
Mesmo eu, fã da rotina, canso!
E quando se vive? Quando vai se curtir?
Nem reclamo da rotina em si, mas de tudo que temos que saber e atentar para não deixarmos uma fase importante passar em branco. É como se a gente não pudesse desligar um minuto sequer. Óbvio que bons conselhos e experiências são sempre bem-vindos, mas questiono o fato de não podermos piscar... É muita coisa...

Ai, ai...

Déia. disse...

Amiga, como te disse uma vez. rotina é bom sim sempre foi, mas as vezes temos que fazer as coisas de nossa cabeça. Sempre AMEI pesquisar tudo na internet mas confesso que, as vezes, sinto que muita informação tambem atrapalha. Como vc mesmo disse, nossas maes nao tinham todas essas informações e se viravam!
Qto a hora do sono fiz a rotina dele baseada na minha rotina. vai chegando a hora de dormir, tomo um banhozinho, como algo e vou deitar. E é isso que faço com ele. dou um banho mais pra morno e dou o leite. É tiro e queda. ele dorme feito um anjo. Mas como nada é perfeito tem dias que NADA o faz dormir... só o cansaço. rs
fazer o que?
bjs

Memórias disse...

Oi Fran,
A verdade é essa mesmo. Precisamos ensinar nossos bebês a fazerem tudo, inclusive dormir. Para ajudar nessa tarefa, eu recomendo a todas o livro "Nana, Nenê" que é justamente pra isso para ensinar aos pais a ensinar uma boa rotina de sono para a criança.
Foi testado e aprovado aqui em casa.
Thiago dorme sozinho, no berço, desde os 4 meses, sempre na mesma hora. :)

Fran disse...

Pois é Teca, eu li o Nana Nenê e confesso que fiquei quase neurótica. Meu filho seguia tudo certinho, eu segui todas as dicas, mas ele não dormia a noite toda. E como eu tinha amigas que os filhos já dormiam desde os 4 meses, confesso que eu achava que tinha alguma coisa errada com ele. Enfim, ele só foi dormir a noite toda com 8 meses. E nessa época eu já estava relaxada e tinha até parado de "cobrar" que ele dormisse. Fui fazendo o que minha intuição mandava, como por exemplo, diminuir gradativamente a quantidade de leite que ele tomava de madrugada, até ele não tomar mais nada. Mas mesmo assim, ele acordava. Comecei a ensiná-lo que ele precisava dormir e de repente ele dormiu! Até porque o Nana Nenê diz que com 8 semanas, se seguir a rotina, o bebê já passa a dormir... Aff... Hehe