terça-feira, 4 de agosto de 2009

Determinar ou não a hora de mamar?

Esse é um assunto que me intriga...

Como já contei pra vcs, fui leitora de livros sobre gestação, amamentação e etc... A grande maioria desses livros indica que criemos uma rotina para nossos bebês e dentro dessa rotina está o fato de amamentarmos de 3 em 3 horas.

Quando Gabriel nasceu, copiei a idéia da minha amiga Roberta e levei uma lista com uma série de perguntas que queria que a pediatra me respondesse (recomendo a todas as mamães que façam o mesmo, pois na hora H, a gente esquece tudo e pediatra não é uma pessoa muito fácil de se localizar prontamente...). Dentre essas perguntas estava: Devo amamentar de quanto em quanto tempo? Resposta da pediatra: O certo é vc dar de 3 em 3 horas. Mas como ele é muito pequenininho, se ele quiser, dê de hora em hora, depois de hora e meia em hora e meia, de duas em duas, até chegar a 3 horas.

Confesso que meu filho sempre mamou de 3 em 3 horas. Às vezes eu tinha que acordá-lo para mamar, se não ele passava disso. Mas conheço muitas crianças que começam de hora em hora. E como levam muito tempo mamando, quando terminam de mamar, colocamos para arrotar e trocamos a fralda, já está na hora de amamentar novamente. Ou seja, pode se amamentar o dia inteiro.

Existem pediatras que são a favor do que chamamos de "livre demanda" que significa: amamente seu filho quando ele tiver fome. Eu sou TOTALMENTE contra esse processo e explico o por quê.

Temos que amamentar nossos filhos quando eles tiverem fome sim, mas sempre procurando impor um horário definido pra eles, até que eles acostumem. Se a gente começar a dar o peito sempre que o bebê tem fome, ele nunca vai mamar para matar a fome e sim, beliscar. Fazer uma boquinha e vai estar sempre com fome.

Uma outra coisa que acontece quando deixamos nossos filhos imporem seu ritmo, é que não aprendemos a ouvir o choro da criança. E acabamos dando o peito sempre que ele chora. Se a criança acostumar a mamar de 3 em 3 horas, por exemplo, se ela chorar fora desse período, muito provavelmente não será de fome.

E tem um outro fator fundamental. Quem impõe as regras somos nós e não nossos filhos. Eles têm que viver conforme nossas vidas e não a gente que tem que mudar as nossas vidas todas em função deles. Não podemos viver para amamentá-los. Se não vai ser o dia com o peito de fora...

A criança que tem uma rotina pré-estabelecida sabe o que esperar e nós também. Então, se damos de mamar num horário, sabemos que somente dali a 3 horas teremos que dar novamente e podemos sair pra fazer compras, unhas, cabelo, depilação e etc... Se o bebê não tem uma rotina definida de alimentação, nunca se sabe quando ele vai querer mamar.

Quando se estabelece uma rotina, a criança se alimenta melhor, dorme melhor, vive melhor.

Não precisamos engessar a vida da criança, mas temos que dizer à elas quando, quanto, como e o que fazer.

12 comentários:

JOF disse...

Roberta, só pude responder agora o recadinho que vc deixou no meu blog. Claro que pode add o link do meu blog no seu!!!
Beijocas

Roberta disse...

Ai Fran...radical hein, mas é sua opinião, ok, ok!
Eu bem q tentei, mas cada caso é um caso.
Os livros são ótimos, mas provavelmente foram escritos por pessoas que nunca ficaram escutando o choro da criança! e não são nada práticos.... Enfim....
Bjs....

Fran disse...

Hehehehehe...
Não, não é pra deixar a criança chorando porque não está na hora de mamar, claro que não!
Se a criança está com fome, dê comida à ela.
O que defendo, é que as mães tentem estabelecer uma rotina. E nem sempre conseguirão logo, mas acho que têm que tentar.
E como eu disse num outro tópico sobre leitura de livros, acho que devemos lê-los mas usando o bom senso. A maioria desses livros é de origem americana onde boa parte das mulheres é dona-de-casa.
Gabriel nasceu em novembro. Com 3 meses, em pleno verão, ele vivia querendo mamar. Como eu estava trabalhando numa rotina com ele, pude perceber que na verdade ele sentia sede, não era fome. Falei com a pediatra que me autorizou a dar um tiquinho de água pra ele. Problema resolvido! :)

Déia. disse...

Bem amiga, vc sempre polêmica.
Eu tive grandes problemas quanto a esse assunto.
Bem, concordo em partes com você. Acho sim que toda criança, principalmente os bebezinhos, precisam, sim, de uma rotina. Mas acho que no quesito "Peito" é bem relativo.
A primeira pediatra do Matheus achava que deveria amamenta-lo de 3h em 3h e nao menos que isso. Ela dizia que a amamentação deveria ser de +/- 20 min e de 3h em 3h horas. ENGESSADO DEMAIS!!!
Bem, amamentava ele sim, mas nao de 3 em 3 horas, pq antes disso ele ja tava urrando de fome. (dizem mesmo que meninos sao bem mais esfomeados) Até porque nem sempre ele mamava 20 minutos. As vezes mamava 5 ou 10 minutinhos e dormia.
Entao achava que era fome e o alimentava com menos de 3 horas.
tomei esporro e a pediatra disse que se chorava antes dessas 3 horas nao era fome e sim outra coisa como cólica por ex. nossa, enlouquecia. fiquei tensa demais pq nunca saiba se deveria dar ou nao o peito a ele.
Conversava com as minha amigas q tinham filhos e todas diziam a mesma coisa. só de 3h em 3h. CARACA!!!
Enlouqueci. Depois do primeiro mes relaxei um pouco mais e comecei a dar o peito sem ver horas. E foi a melhor coisa que fiz, até porque cada criança é única ne?
:)
Bjks

Déia. disse...

Amiga fran, vamos lá... de novo!!!
Primeiramente, tu e seus assuntos polêmicos. kkkkkkkk
Bem, eu concordo em partes com vc. Acho, sim, que toda criança precisa de uma rotina, mas quando o quesito é peito não concordo muito com horarios pré determinados nao.
Bem, minha experiencia foi extremamente estressante justamente por causa do horario das mamadas.
Matheus sempre foi uma criança muito gulosa e segunda a pediatra ele tinha que mamar +/ -20 min. de 3h em 3h. Sendo que as vezes Matheus mamava apenas 5 minutos e dormia entao antes das 3h estava com fome novamente.
Quando disse isso a pediatra ela me deu o maior esporro. disse que tinha que "obriga-lo" a mamar os 20 min. nem que tivesse que acorda-lo, tirar a roupa dele (Aff, ja é demais né? ) para que pudesse mamar.
Enfim, o primeiro mes foi muito estressante para mim pq nao sabia se deveria dar o peito quando chorassse. Não sabia se era fome ou outra coisa.
A partir do 2º mes desencanei e passei a dar o peito quando achava necessario. Até porque cada criança é unica e tem suas necessidades particulares.
:) Bjks

Fran disse...

Hahahahahaha...
Gabriel também dormia... Eu mexia no pézinho, mexia na orelha, fazia movimentos circulares na palma da mão, tirava a meia, mexia na bochecha... Tudo isso para que ele mamasse o que fosse necessário... Trocava fralda entre as mamadas pra ele despertar e não no final... Usava mil artifícios para que ele não dormisse...

Roberta disse...

Mais uma vez....teoria é uma coisa, prática é outra bem diferente!
Rotina nesse idade?!?!?!?!?!
Sonho de consumo!
Acho que o bebê já saiu do seu habitat natural, tá tendo que aprender a mamar, a se expressar, a respirar, a se adaptar no mundo e ainda vou querer q ele se apegue a uma rotina?!!??!!?!?
Desculpa, Fran, mas continuo achando radical demais!
bjs

Roberta disse...

Dedeia, não precisa escrever duas vezes...estou fora e as vezes não consigo visualizar os comentários pra aprová-los....
Vou colocar a Fran pra aprovar essa semana...
Ah, não tô conseguindo postar no seu blog. Dá um jeito aí!!! :)
Beijos.

Fran disse...

Oba! Esse post tá movimentado... hehehehe

Olha, a rotina funcionou pra mim e para outras pessoas que conheço. E isso até facilitou a ida do Gabriel pra creche, pois me informei dos horários e passei a alimentá-lo de acordo com a creche. Isso assim que ele começou com as papinhas com um pouco mais de 3 meses.

Mas é claro que cada caso é um caso e nem tudo funciona com todos. Pra toda regra existe exceção.

Final de semana, Gabriel dorme demais, passa do horário, pula refeição... Muda toda sua rotina, Mas ele tem uma... hehehehe... Desde bem novinho... E não fui carrasca não... Se meu filho quisesse mamar antes das 3h, eu dava, tá? rsrsrs...

Déia. disse...

Roberta, postei 2x porque quando postei o primeiro de manha a Fran me disse que nao tinha chegado nada ate as 15h entao resolvi postar de novo achando que tinha acontecido algum problema.
Mas apaga um ai! rs
:)
E quanto ao post no meu blog vou ver o que pode ser.
bjks

Vick disse...

Eu cheguei toda animada com o meu livrinho na mão para mostrar a pediatra e ela delicada (como a minha pele rs) disse: Isso é bom para adestrar cachorros!
Tudo bem que ela não era muito simpática (gente troquei de pediatra tá?!),mas hoje entendo o que ela falou...Vc querer impor a rotina não rola, ainda mais quando são bem pequenininhos...A coisa flui naturalmente depois sem muita pressão.

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro,

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Obrigado pela colaboração!

Ministério da Saúde