quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A vida imita a arte?

Bom dia meninas!!!
Que tempinho é esse?!?!!? Bom pra ficar na cama, né não?!
Bom, mas não vim aqui lamentar sobre querer ficar na cama...vim falar de uma coisa séria!
Outro dia estávamos discutindo aqui no trabalho sobre a televisão. Na minha opinião, a televisão influencia muito o comportamento das pessoas. E uma amiga disse que é ao contrário, a televisão é o retrato da realidade.
Eu acho que as pessoas veem na televisão uma coisa e acham que aquilo é o certo. As novelas, mais especificamente, mostram só as pessoas querendo se dar bem, enganando outras, traindo, matando, indo pra cama por ir e etc. E onde estão os bons exemplos? Onde está a valorização da família, dos valores considerados certos como eram antigamente? Lógico, não são todas as novelas que são assim, mas a maioria delas mostra só o que é errado, no meu ponto de vista. Os valores estão se invertendo. E o "povo" se mira nisso e acha que está certo.
No debate com minha colega, eu citei o exemplo da antiga Caminho das Índias. Lembram que a Ivone envenenou os bombons? Logo depois apareceu um caso em que uma mulher recebeu uns bombons de um "admirador secreto", todos envenenados. E o pior, ela nem ligou pro que recebeu, largou lá jogado e a filha de 11 anos que comeu. Agora me diz...de onde o admirador tirou essa ideia???? Será que se não tivesse essa cena ele iria fazer isso?! Tem muita gente com cabeça fraca no mundo e que se deixa, SIM, influenciar pelo que vê na TV.
Não quero que as crianças comecem, desde cedo, a terem mau exemplo. Acho mesmo essa "menina" adulta demais! Mas ela já era meio assim em Mothern, mas em escala menor. E lá eu era apaixonada por ela!!!! Continuo sendo, mas tem que dosar mesmo...
Vocês podem dizer assim: "Ah, é só desligar a TV". Mas vcs sabem que o amiguinho vê e isso flui que é uma beleza....
Enfim....é só pra pensarmos.... :)

Beijos.

6 comentários:

Fran disse...

Roberta, você leu meus pensamentos. Quando li essa reportagem ontem também pensei em trazer esse tópico para discutirmos aqui no nosso blog.

Concordo com vc!

E antes que alguém diga que a personagem da menina não é vilã, vale ressaltar que ela e a mãe fazem parte do núcleo dos vilões sim! Elas ainda não mostraram a que veio. Por enquanto a menina é mal-educada e sincera demais!

Déia. disse...

Amigas,
nao vejo novela entao nao tenho como falar sobre essa atriz e o papel dela na novela, mas concordo, sim, que não só a TV mas como qualquer mídia influencia no modo de pensar e agir das pessoas. A TV por serm um meio de comunicação mais "acessivel" atinge muito mais gente e de todas as classes sociais e infelizmente o que vemos na TV é justamente o que julgamos errado e impróprio. Hoje tenho como controlar o que meu filho assiste, mas mais tarde nao terei como. Por isso acho que temos que sempre conversar com nossos filhos, mostrar a eles o que é certo, pois só assim poderemos criar adultos mais decentes.
Pq como a Roberta mesmo falou na novela caminho das indias ( a unica que vi) a Ivone no final acabou se dando bem, não foi?

Beijos e sorte pra gente

Patrícia disse...

Concordo plenamente! Eu não assisto novela porque acho um absurdo só ter maldades, cenas de sexo, coisas negativas... Mas meu marido assiste e já proibi minha filha de assistir junto, porque ela só tem 3 anos e não quero que ela fique, digamos, sincera demais, como essa menininha da novela. Aqui no trabalho estavam todos comentando sobre a falta de educação dela e acho que esses exemplos não são bons para criança alguma. Também sei que 21:00hs não é horário para criança assistir TV, só que para mim que trabalho o dia todo e chego em casa neste horário, é impossível a filha de trs anos estar dormindo, senão não vejo minha filha, mas não a deixo assistir e ponto. As novelas estão muito pesadas. A programação da TV não tem mais preocupação com o público.

Beijos

Vanessa disse...

Eu tambem não estou assistindo esta novela direto e por isto não vi as cenas que ela está participando, mas concordo plenamente que a TV influência negativamente. Lembro de quando a Camille ainda era bebezinho e nem entendia nada de TV. Alexandre estava ssistindo a um filme de guerra e teve uma cena de morte com tiros e muito sangue, ela parou o que estava fazendo na hora e ficou prestando atenção na TV. Na mesma hora tirei ela da sala para não assistir a isso. A gente vê muito crianças fazendo algumas coisas erradas e ai a gente pergunta: Onde vc viu isso? Foi na novela...

Beijos.

Memórias disse...

Já comentaram aqui, mas vale repetir: criança não tem nada que ver novela. Eu não via e não morri por conta disso.
A temática da novela é adulta, coloca situações que só um adulto com alguma coisa na cabeça vai poder assistir sem ser influênciado.
Ter uma criança vilã só vai influenciar a criançada se essa parcela estiver vendo a novela.
O problema é que pai/mâe querem ver a novela e "deixam" o filho assistir.

Há anos atrás, quando passou Quatro por Quatro, onde a troca de casais e de camas era frequente, meu sobrinho mais velho ainda era pequeno e quando o meu namorado chegou lá em casa, ele perguntou se ele ficava pelado pra namorar que nem o Raí.
Minha irmã ficou vermelha de vergonha e o mancebo nunca mais viu novela ... hehehe

Educar é complicado, dá trabalho e exige da gente muito comprometimento...

GabiMenoli disse...

Concordo com todas vocês, mas acho que melhor mesmo é exemplo, se você não assiste, não faz alarde sobre isso na hora dizer pro filho que ele não pode assistir isso acaba se passando por algo desinteressante.
Lá em casa as coisas são um pouco complicadas, tenho que insistir com o pai que isso pode e isso não pode, mas acho que ele já está entendendo melhor isso...
O legal em se educar um filho é poder fazer uma reeducação em você!