quarta-feira, 13 de abril de 2011

Valores e valores...

Na semana passada o mundo se horrorizou com o massacre da escola de Realengo.
Hoje as ruas próximas a escola foram fechadas e lotadas por pessoas que foram prestar sua solidariedade e rezar pelas vítimas inocentes do assassino.
Eu me peguei pensando neste homem, o que o levou a matar as crianças deste jeito? E porque justo na escola onde ele estudou? Por que matar mais meninas que meninos?
Fiquei chocada com as mortes e com os pais que foram buscar seus filhos em meio aquela confusão.
Fico pensando que os pais que encontraram seus filhos vivos e sem ferimentos, ou até mesmo feridos mas com chance de recuperação, podem hoje estar repensando seus valores. Eu devia ouvir mais meu filho, devia ter mais tempo para ele, devia dar mais atenção a ele, antes que um ser humano qualquer resolva tirá-lo de mim de uma hora para outra.
Pelo menos eu me peguei pensando assim.
E olha que eu adoro brincar com minha pequena, conversar com ela então nem se fala, amo nossos momentos de "como foi seu dia?", mas mesmo assim eu quero me dedicar mais porque ninguém sabe o dia de amanhã e seres como este assassino ainda estão por aí.
Fico imaginando que o que o levou a isto deve estar associado a sua infância, imagino como ele sofreu dentro daquela "pacífica" escola.
Digo pacífica entre aspas porque somente um sofrimento com algum tipo de bullying pode ter levado este ser a este extremo. Na minha cabeça esta é a unica explicação, não justificativa, mas explicação para tentar entender um pouco o que aconteceu.
Hoje li o post sobre a Fashion Kids que rolou em Sampa e fico pensando o quanto as diferenças devem pesar para estas meninas.
Imagino que uma mãe que queira dar uma boa educação ao seu filho, pensando em seu futuro, e resolve colocar a criança numa boa escola, com muito sacrifício, porém esta mãe veste sua filha com boas roupas C&A ou Renner, sei lá, porque não acho de tão péssima qualidade estas lojas, mas esta menina estuda numa escola onde as crianças vão a Disney, pelo menos uma vez ao ano e só vestem roupas de grife.
Espero que as mães destas "socialitezinhas" além de estarem passando estes valores para suas filhas, sim porque acho que qualquer um tem o direito de considerar qualquer coisa como valores, também estejam passando para elas que no mundo existem outras pessoas que não tem as mesmas condições, mas que são seres humanos como elas e que apenas vivem realidades diferentes.
Espero ainda, sinceramente e sem críticas, mas pelo bem das mães e das crianças, que essas mães também preparem essas meninas para uma vida sem todo esse glamour, porque não sabemos o dia de amanhã e amanhã elas podem não ter este tipo de condição para sustentar estes valores.
Digo que espero pelo bem das crianças e das mães porque que mãe não sofre com o sofrimento de um filho?
Enfim, como mãe, não quero e não me sinto bem em criticar nenhuma outra mãe com relação aos seus valores, apenas rogo para que toda mãe tenha a noção de que seus filhos vivem em sociedade e que para o bem desta sociedade é preciso que todos sejamos solidários e indulgentes.
Registro aqui meu pesar pelas crianças vítimas de um massacre e minha sincera alegria pelas mães e crianças que vivenciaram aquela cena de horror e passaram por isso ilesa ou somente feridas.
Bjs

2 comentários:

Anônimo disse...

Gabriela, o mundo seria muito melhor se todas as pessoas tivessem VALORES para passar para seus filhos! Infelizmente não é assim... Fico me fazendo as mesmas perguntas que você e sinceramente não chego a nenhuma conclusão! Você já se perguntou como uma criança pode ser tão cruel à ponto de jogar um amiguinho na lixeira da escola pelo simples fato dele ser diferente? Isso me choca! Tento passar meus valores aos meus filhos e não me canso de mostrá-los que as pessoas são todas diferentes e temos que respeitar essas diferenças!
Bjs
Patrícia Angélica
blognossaprincesagiovana.blogspot.com

Adriana Holanda Tavares disse...

Querida, adorei cada post de seu blog, tem tudo a ver com o meu cantinho. Dá uma passada lá e vê o que você acha. E aproveita pra participar do sorteio: chabebevirtual.blogspot.com