segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Repelente ou filtro solar?

Meninas, eu sempre tive esta dúvida, por isso posto aqui estas dicas... Uma ótima semana para todas!!! Bjos!

Repelente ou filtro solar?
Em tempos de sol forte e muitos mosquitos, os pais ficam em dúvida sobre o que devem fazer para proteger os filhos. Saiba como usar os dois produtos corretamente

Rio - Durante o verão, o excesso de exposição ao sol, o calor e a falta de hidratação são perigos recorrentes quando o assunto é criança. Porém, outras preocupações ainda povoam a cabeça dos pais, já que a estação quente também concentra maior ocorrência de casos de dengue. Especialistas alertam que não basta só proteger os pequenos do sol: repelente de insetos também é item de uso essencial no verão.

Mas será que usar repelente e filtro solar ao mesmo tempo faz mal? Não, afirma o diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Carlos Barcaui. Segundo ele, os pequenos podem e devem estar protegidos contra os danos do sol e os insetos simultaneamente. Filtro solar e repelente podem ser usados um sobre o outro, sem importar qual é aplicado primeiro.

Intervalo de 15 minutos
“Não há problema em passar os dois produtos juntos, mas o ideal é dar um intervalo de 15 minutos entre um e outro, para que o primeiro seja absorvido pela pele. E o fato de misturar as substâncias, não causa alergia”, explica .

Integrante do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marcos do Lago lembra que crianças e jovens fazem parte do grupo que está mais suscetível a contrair a dengue. “Pela pouca idade, muitos não tiveram contato com o tipo 1 da doença, que voltou a circular no Brasil. Para que fiquem menos vulneráveis, é importante protegê-los do Aedes aegypti, transmissor da doença, com repelente. E sempre tomar medidas para minimizar o número de criadouros de mosquitos”, afirma o especialista.

Orientações
ATÉ 6 MESES DE IDADE
O ideal é usar somente protetor de barreira contra insetos, como mosquiteiros e cortinados.

6 MESES A 2 ANOS
O uso do repelente é permitido, junto com a proteção de barreira. Deve-se passar o produto apenas nas costas e pernas, para que o pequeno não suje a mão com repelente e a leve à boca.

ACIMA DE 2 ANOS
Já se pode usar repelente no corpo todo.

REAPLICAÇÃO
Repelente e protetor, em contato com água e suor, devem ser reaplicados. O repelente, em locais com muitos mosquitos, deve ser reaplicado a cada 3 horas. Se for em forma de spray, sai com mais facilidade. Por isso, é preferível usar loções em creme que duram mais sobre a pele. O protetor deve ser reaplicado a cada duas horas e ter fator superior a 15.

3 comentários:

Blog da Escola Virtual para Pais disse...

Dica importantíssima! É necessário a gente se preocupar com a exposição ao sol, assim como com os mosquitos, principalmente, em tempos de dengue!
Inseri um link desse post no Portal da Escola Virtual para Pais, ok?
bjks,
Marcia

Amanda disse...

Ok, Marcia. Legal!!! É importante compartilharmos informações!!!

Mariana Hart disse...

Como asseeeeem nunca pensei nisso?!?! Ótima abordagem! Sempre passei os 2 sem nem imaginar se era certo ou não! hahahaha...

bjão!