sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vaidade Infantil

Oi meninas!

Esse era um tema que eu estava querendo abordar tem um tempo.
Eu nunca fui muuuuiiiitttooo vaidosa. Passava meu batom, gosto de ter as unhas sempre feitas, mas nada exagerado.
Pois bem, quando engravidei, pensei logo em um menino pela praticidade das coisas. Pensava se teria condições de ensinar pra uma menina coisas que nem eu mesma me importava tanto, como essa questão da vaidade. Pois bem, Deus, que sabe muito bem o que faz, me presenteou com uma linda e vaidosa menina.
Confesso que Maria Clara que tem feito com que eu me torne mais vaidosa, mais curiosa, pra poder ensinar isso pra ela um dia.
Ela adora um espelho. Gosta de passar batom, e pintar as unhas. E eu achava que ela não seria tão vaidosa assim, mas mais uma vez Deus me mostrou que as coisas não são como eu quero e nem quando eu quero. Deus sabe o que é melhor pra mim!
Mas aí entra a seguinte questão: Até que ponto é saudável estimular a vaidade infantil. Outro dia passou no Fantástico uma reportagem sobre isso e mostrou o caso da Suri Cruise, cheia de vaidades em seus 4 ou 5 anos, não sei.

Concordo com várias coisas que as matérias abaixo apontam. Acho que vaidade demais na idade da Maria Clara não faz bem. Vaidade com relação a pintura, esmaltes... Estimulo quando acho que devo. Nada demais. Agora, estimulo a escolha dela pelas roupas que ela quer usar (sempre dou duas opções a ela, ou então quando rola uma pressa, induzo o uso de alguma!). Estimulo a pegar uma bolsa. Acho que essas coisas não são demais. Não prejudicam.

Enfim, assim como tudo na vida, o excesso faz mal.
E vocês como lidam com esse tema?

Seguem os links de várias reportagens sobre o assunto:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u446705.shtml

http://www.minhavida.com.br/conteudo/4716-Exagero-de-vaidade-infantil-confunde-os-pais.htm

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=323809

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=323806

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=323805

4 comentários:

Vanessa disse...

Eu sou super suspeita pq sou muuuuito vaidosa.
Na verdade se pudesse estaria sempre dentro de um salão, amo estar com os cabelso arrumados, unhas impecáveis e sempre maquiada.
Não tenho tempo nem dinheiro para isso e então, faço às vezes.
Acho que estimular a vaidade na criança não é nenhum crime, tudo sem exagero não tem problema.
Não vejo nada demais em passar um batom e pintar as unhas.

Eu farei isso com a Mille sem culpa.
Acho que precisamos ter o equilíbrio, não acho certo uma criançã de lápis, salto e etc...
Mas se ela não se acostuar com as coisas desde pequena, quando crescer não fará nada disso.

Bjs,

Francine Figueiredo disse...

Ah amiga, eu sou muito vaidosa, confesso que com o peso que estou ultimamente fico desistimulada, mas mesmo assim continuo vaidosa, e achava que Sofia não ir ser tanto, por ela era muito novinha não se ligava nessas coisas, mas agora ela adora uma roupa nova, e até pintar as unhas está pedindo pra fazer também, eu como a Vanessa alimento isso, lógico que não vai sair igual uma perua na rua de blush e rimel né? ahuuhahua
bjs

Keka Luppe disse...

Oi amiga... então eu nunca fui muito vaidosa também, mas confesso que hoje sou um pouco. Gosto do cabelo na chapinha, unhas feitas.. nada demais. Só que Carol ainda não demonstrou ter vaidade. Ela pega a bolsa quando está saindo pra escola, essa é a única vaidade dela rs Eu farei o máximo para evitar que ela use esmalte e essas coisas sabe? Não sei porque mas tenho essa chatisse com química e tals desde que ela era bebê. É isso rsrs

GabiMenoli disse...

Bom, eu não sou nada vaidosa, gosto de ter unhas pintadas, às vezes uso um brilho labial mas, é só...
Já a Sarah, adora maquiagem, saias e vestidos e se eu deixar os saltinhos seriam o básico na sapateira dela, mas penso que tudo em excesso é prejudicial...
Deixo que ela brinque com tudo, mas o salto é uma coisa que apesar dela já estar com 5 anos ainda é proibido, principalmente por ela ser meio "estabanada", mas como ela sempre arruma um jeitinho, ultimamente ela vem brincando com meus sapatos e dentro de casa ela pode usá-los sem muito perigo.
bjs