quinta-feira, 18 de março de 2010

Uma barbaridade contra uma criança...

Não sei todas leram essa reportagem, mas eu fiquei chocada. Ainda bem que aqui no trabalho não acesso vídeos, pois pelo o que li, é bem chocante.

http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2010/03/17/sp-mae-cigana-vai-abrigo-mas-impedida-de-ver-filha-retirada-forca-916094486.asp

Foi feita uma denúncia anônima de que uma cigana explorava a criança, colocando-a em risco pedindo esmolas. Daí um juíz determinou que a mulher fosse detida e retiraram a criança à força dos braços da mãe e a levaram para um abrigo. A criança tem apenas 1 ano e 2 meses e está muita agitada e chorando muito.

Eu nem quero levar em consideração o que a mãe fazia. Ela alegava que lia mãos na rua. Mas quero focar na criança e na forma como ela foi violentamente arrancada dos braços da mãe, que certa ou errada era a mãe dela. E do trauma que vai ficar... Já vi muitas pedintes na rua com extremo carinho com seus filhos. Beijos, abraços, risadas, chamegos... Certas ou erradas são filhos e elas são mães.

O que vcs acham de tudo isso?

6 comentários:

Vick disse...

Fran eu ví isso...Estou revoltada pois onde estão os direitos das pessoas? Não concordo muito com o que ela estava fazendo, mas ela não pareceu maltratar a criança. Com certeza essa criança está sofrendo e a mãe também!

Karina Dutra disse...

QUANTA VIOLÊNCIA!!!
Onde estão os direitos humanos, eles só aparecem para garantir os direitos de bandidos?
Não acho certo expor crianças nas ruas, seja para qualquer finalidade, mas acho CRUEL furtar o direito dessa mãe à convivência com a sua filha. Ver aquela criança chorando é de cortar o coração e o sofrimento da mãe me parece genuíno, não acredito que ela tenha maltratado aquela criança, que ainda chora por sua ausência.

Déia. disse...

Amiga, ando tanto sem tempo de ler jornal que nao tinha visto essa reportagem não...
Olha, eu acho errado as pessoas levarem as crianças para a rua no intuito de sensibilizar as pessoas. Eu detesto quando vem uma mulher na rua com bebe de colo pedindo dinheiro pro leite do bebê ( que as vezes nem dela é). Vejo que aquilo é pura exploração, querem chocar, sensibilizar e te deixar responsável pela fome daquele bebê indefeso se você não der dinheiro para o seu leite. Porque nao pedem leite, comida na porta do mercado? Não, querem dinheiro.
Mas concordo tambem que muitas delas, mães de verdade que passam necessidade de verdade, tentam de alguma maneira nao passar fome e dar o que comer a seus filhos. E discordo TOTALMENTE da maneira como parece ter sido feita essa separação. mãe é mãe independente de sua condição financeira e da maneira que tenta ganhar seu dinheiro.
Ela não pode ficar sem ver a filha. Não sei o que aconteceu a ponto do policial leva-las na viatura.
E a denuncia? porque foi feita? A gente nunca sabe, ne? Mas se a criança está bem fisicamente, nao tem ferimentos, lesões nada, acho esquisito isso.
Mas enfim... espero que essas duas possam voltar a se ver e a mãe possa novamente ter sua filha nos braços.
Até porque: mãe é mãe...

Francine Figueiredo disse...

Como trabalho de casa, vi isso no jornal e fiquei chocada!

Hoje a mãe foi ao abrigo para reencontrar com a filha depois de 2 dias longe. Eles são ciganos e tem estilo de vida diferente dos nossos.

Será que não percebem que fizeram é muito mais complicado pra cabeça da criança que o que a mãe estava fazendo? se é que estava fazendo algo?

FIQUEI HORRORISADA!

DIREITOS HUMANOS NO BRASIL SÓ EXISTE PRA BANDIDO porque se isso fosse com um "coitado" presidiário já tinha um monte de gente em cima....

Fran disse...

Esse caso me fez lembrar do caso da vizinha que ameaçou denunciar uma mãe por maus tratos quando ouviu o menino chorando porque bateu com a cabeça no banheiro e achou que a mãe estava batendo nele.

Não posso afirmar categoricamente que existia exploração ali. Eu não vi a cena. Mas o fato é que antes de se tomar tal atitude, deveria se averiguar se de fato havia exploração. Mas não, separam a criança da mãe, a traumatizam, para somente depois analisarem se eles são capazes de cuidar dela.

Nossa! Fico vendo meu filho praticamente da mesma idade da menina me olhando e sendo arrancado dos meus braços à força. Nossa! Nem consigo imaginar isso...

Tanta coisa que precisa ser vista, precisa ser analisada e nada é feito.

Li ainda agora que a família conseguiu ver a menina. Hoje seria decidido se eles têm condições de criar a menina. Tomara que tenha um final feliz!

Fran disse...

Final feliz para a criança e a mãe.

Sabem o que pensei? Sei que não é o caso, mas e se fosse? Por exemplo, imaginem que aquela criança tivesse algum tipo de alergia. Alergia a leite, por exemplo. Do jeito que a coisa foi feita, não daria nem tempo da mãe avisar às autoridades do problema. Aí, no abrigo, eles dariam leite de vaca para a menina, que teria algum tipo de reação. E aí? E se algo mais grave acontecesse? Questiono um pouco esse método...