sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Verão 2010 - Cuidados com as viroses

Como vocês sabem, eu e Gabriel tivemos essa virose e não foi nada fácil. Então aqui vai uma reportagem para ajudar quem está passando por isso e algumas dicas de como prevenir essa virose.

(Fonte: Site O Dia)

Cuidado com as viroses de verão

Nesta época aumentam os casos como os de gastroenterite, que causa intenso mal-estar. Saiba como se prevenir

Rio - A estação mais quente do ano é marcada pelo aumento do número de casos de gastroenterites — viroses que atacam, principalmente, a parte intestinal. Neste verão, o atendimento a pacientes com os principais sintomas — febre, vômito e diarreia — subiu 20%, de acordo com a Secretaria estadual de Saúde.
Foto: Carlo Wrede / Agência O DIA
Lucas, com a avó: muito líquido para ficar bom dos sintomas | Foto: Carlo Wrede / Agência O DIA
Segundo Renato de Azevedo Vieira, coordenador de pediatria das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), as crianças são as mais vulneráveis ao vírus por terem sistema imunológico em desenvolvimento. A faixa de 2 a 3 anos é a mais atingida. Segundo ele, a doença dura de quatro a cinco dias e o tratamento é feito com a ingestão de líquido e soro.
“É preciso ficar atento principalmente aos alimentos consumidos na praia. Muitos não são bem conservados ou não foram feitos com higiene”, diz.
Há três dias, Lucas Nascimento, 6 anos, está com vômito e diarreia. Segundo a avó do menino, Francisclara do Nascimento, 60, outras pessoas da família foram infectadas e o médico receitou a ingestão de líquidos para todos. “Eu e meu marido estamos ficando doentes também. Os sintomas aparecem do nada e são bastante incômodos”, conta.
Na rede federal, o Hospital do Andaraí apresentou crescimento de 10% nos atendimentos a gastroenterites. A Secretaria Municipal de Saúde não registrou aumento.
Vieira explica ainda que, apesar de os sintomas serem os mesmos, nem todos as viroses são causados pelo rotavírus. Nesse caso, a doença se manifesta de forma mais intensa e requer internação. Através de exame de fezes é possível fazer o diagnóstico preciso.
“Há o caso de pessoas que contraem infecção alimentar e acham que se trata de virose. Os sintomas são parecidos, mas o tratamento é feito com antibiótico e o contágio é menor”, conclui. A Secretaria estadual de Saúde informou que durante o ano passado foram confirmados três casos desse tipo de infecção. A vacina contra o rotavírus é disponibilizada pelo Ministério da Saúde e deve ser tomada em duas doses por bebês, aos 2 e 4 meses.

ATENÇÃO SINTOMAS
Vômito
Febre
Diarreia
Desidratação
Menor quantidade de urina e de lágrimas
Menos brilho nos olhos
Abatimento
Pouca saliva na boca
Dores abdominais

PREVENÇÃO
Ter atenção à qualidade da água consumida.
Evitar comer alimentos preparados na rua sem a higiene necessária.
Evitar locais com aglomerações de pessoas e optar por passeios ao ar livre.
Manter as mãos limpas.
Evitar o compartilhamento de objetos pessoais.
Beber muito líquido.
Evitar contato com pessoas doentes.
Vacinar as crianças nos primeiros meses de vida .

TRATAMENTO
Ingestão de soro caseiro (uma colher de chá de açúcar e uma pitada de sal).
Ingestão de água, além de bebidas isotônicas, sucos de maçã, à base de soja e água de coco para evitar a ocorrência da desidratação.
Aplicação de soro na veia.
Analgésicos para aliviar as dores abdominais.
Antitérmicos para diminuir a febre.

Um comentário:

Vick disse...

Muito bom Fran! ;)