quarta-feira, 29 de julho de 2009

Educar é também uma questão de paciência!

Cada dia que passa fico mais certa dessa afirmação!
Meninas, haja paciência para educar uma criança de 1 ano e 8 meses em plena ebulição e sede de conhecimento.
Tem que ser muito forte e principalmente firme!
Quando digo “Não!” queria muito que ela entendesse que é “Não, não e não!”. Mas, ao contrário disso, ela me olha com uma cara tipo: “Não to nem aí pra você!” e continua fazendo o que ela acha ser o certo.
Ontem, ela descobriu o poder de um lápis. Tá, ela já tinha descoberto antes, mas eu inibi a descoberta! Eu dizia: “Maria Clara, só no papel!” Ela me olhava, riscava o papel e de fininho ia saindo e riscando o chão. Eu só olhava pra ela e ela me olhando e riscando o chão! Depois de vários “Não!” tomei o lápis. Aí vem a seqüência: birra, choro, se jogar pra trás e ficar caída no chão aos prantos! E eu? Continuei fazendo o que estava fazendo. Nem dei ideia.
Mas confesso que já tava muito sem paciência nesse momento. A ponto de ficar irritada mesmo. Quem me conhece sabe bem como sou (por muito menos já fico irritada!), mas tento me controlar porque sei que ela é uma criança e está descobrindo coisas e mais coisas. Tenho que entender esse momento dela.
Como lidar com isso, gente?
A gente chega em casa cansada, tem q fazer um mundo de outras coisas de casa e fica a criança te testando o tempo inteiro!
E nem estou de TPM, imagina....

Beijos.

2 comentários:

Déia. disse...

Menina to passando a mesma coisa com Matheus de 1 e 10 meses. Ele é loooooooouco por canetinhas, lapis de cor TUDO que pinta!
E é sempre a mesma coisa, quer romper barreiras do papel e seguir em frente e dai tenho que explicar a ele que nao pode, que tem que ser só no papel e ele nao quer saber... Sai enlouquecido pela casa com a canetinha na mão. Dai vem as brigas, gritarias (dele) e pronto... sou a mae desnaturada q so chega em casa pra brigar com a coitadinha da criança!
Sem contar que o maridao ajuda bastante nesta hora. Deu a ele semana passada uma mega caixa com TUDO que possa imaginar para pintar: canetinhas de diveeeeeersas cores, lapis de cor, giz de cera, gouache...
Aff... Ninguem merece!!!!
Haja paciencia mesmo!
bjs

Vanessa disse...

Ontem cheguei em casa mais cedo pq fui ao dentista, mas a Camille já estava dormindo. Quando foi + ou - 21:30h ela acordou ai fiquei brincando com ela um tempão. Deu 23:00 fui fazê-la dormir e nada. Ela ficava olhando para a minha cara e não dormia de jeito nenhum. Voltei para a sala e já estava bufando pq estava cansada, queria dormir e ela lá, querendo brincar. Ai o marido chegou e falou: - Vc está sem paciência com a menina, me dá ela aqui que vou fazê-la dormir. 20 minutos depois e nada da Camille dormir ele a colocou no berço e falou. - Ela está com sono, vou deixá-la lá para ela dormir sozinha e foi para a cama. Mais 15 minutos e claro que ela não dormiu e a esta altura estava berrando, o que aconteceu? Fui ao quarto dela à peguei e fiquei com ela até às 00:30. Quando finalmente consegui fazê-la dormir e ele, bom, ele estava no vigésimo sono. Coisa de maridos, não ?