segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sobre a tão falada "Geração Narcisista"

Antes de engravidar, resolvi que deveria aprender a educar, já que a criança não vem com um manual, pelo menos deveria me informar sobre qual o melhor caminho a seguir em matéria de educação e optei por livros escritos por psicólogos e mais ainda pelos escritos por psicólogas-mães.
Pois bem, Tania Zaguri sempre foi minha predileta e seu livro "Limites sem trauma" muito me ajudou neste caminho turbulento de educar...
A Tania sempre incentivou a recompensa, mas a recompensa em matéria de reconhecimento, não a recompensa material. O que vejo acontecer de montão ao meu redor é a recompensa material.
Mães que trabalham fora ou até mesmo que não tem muita paciência acabam levando seus filhos para shopping centers ao invés de sentarem no chão para pintar com eles, acabam comprando um presente de última geração para a criança parar de chorar ao invés de tentar conversar e entendê-las, acabam levando brinquedos para casa para compensar quando chegam tarde ao invés de acordarem seus filhos com um beijos e lhes dizer: "Dorme em paz, mamãe já está em casa".
É complicado para uma criança colocar pra fora seus sentimentos e dizer tudo que pensa, já vi crianças que para chamar atenção gritam tanto, mas quando se insiste num mínimo de carinho, como um afago na cabeça, elas se calam e ficam mais tranquilas...
Enfim, eu sou a favor do elogio quando uma criança tem um comportamento que considero adequado, mas também acho que na maioria das vezes o que falta é paciência para o diálogo. Lá em casa tudo é muito conversado com ela, até quando estamos no carro sempre tem uma conversa.
Ás vezes as coisas fogem um pouco de controle, mas acho isso normal, afinal ela é um ser em crescimento que precisa experimentar. Então, entramos com o diálogo e com muita paciência tentamos buscar a melhor solução.
Nem sempre a melhor solução é aquela primeira que você pensou, você precisa ser razoável e ceder ou pensar uma outra solução diferente da primeira para ser atendida, o que não significa fazer exatamente o que a criança quer, mas tentar fazê-la entender que outras opções existem e que também valem a pena.
Creio que o maior problema dessa geração narcisista é a falta de paciência, às pessoas hoje em dia são muito imediatistas, elas querem resultados aqui e agora, mas em educação o resultado vem com o tempo e às vezes quando você menos espera você se depara com uma reação onde consegue verificar que tudo que você já se cansou de repetir e achou que não iria funcionar está funcionando.
Tenho uma amiga que sempre me diz: "Espera, um dia você vai ver que todo esse esforço e persistência valeu a pena. Quando ela crescer você vai ver que persistir com carater e boa conduta na educação sempre valem a pena."
Bjs e boa semana!!!

Nenhum comentário: