quinta-feira, 25 de março de 2010

Uma informação importante - Deixar a criança mamar deitada pode causar problemas

Olá meninas,

      No carnaval o Gabriel teve otite nos dois ouvidos. Teve febrão mas não reclamava de dores. E ele nem mergulha ainda.

     Desde sexta-feira que ele vem tendo umas febres espaçadas, mas todo dia. Como ele estava com um dente enorme nascendo, achamos que pudesse ser isso. Mas como a febre não parou e ele começou a ficar enjoadinho, resolvemos levá-lo na pediatra.

    Diagnóstico: otite. De novo?

    Pois é, como ele não teve em praia nem piscina, não ficou no vento gelado fomos buscar as causas dessas duas otites seguidas.

    A pediatra perguntou que horas ele comia a última refeição. Eu disse que era entre 20h30 e 21h e era mamadeira. Ela perguntou como ele mamava. Eu disse que deitado, pois nesse horário ele já está no décimo quinto sono. Bingo!

   Eu achava que somente bebezinhos tinham esse tipo de problema. Mas não. Até crianças maiores estão sujeitas a problemas desse tipo. Bebezinho, ele dormia no berço com travesseiro anti-refluxo. Mas hoje ele dorme numa posição e acorda em outra totalmente diferente.

   O problema em mamar na horizontal e assim permanecer é como se fosse um refluxo (aqui estou tentando explicar o que entendi. Se alguma médica estiver lendo e eu estiver falando besteira, por favor, me corrija). Só que ao invés de ir para a parte digestiva e sair em forma de vômito, vai para as vias superiores e acaba causando essas otites de repetição. Segundo a pediatra do Gabriel, se continuar assim, mais velho ele pode ter sinusite por repetição.

    Agoram quando ele chegar dormindo, terei que dar a mamadeira com ele reclinado, pelo menos 30º e esperar, no mínimo 20 minutos para deitá-lo.

    Talvez vocês já soubessem disso, mas para quem não sabe ainda, aqui vai a dica...

bjs,

3 comentários:

GabiMenoli disse...

Realmente dessa eu não sabia...
O que sei é que leite de vaca causa muco e muco pode acabar afetando o ouvido...
Na última crise de intolerância que a Sarah teve, nem percebemos que ela estava fazendo reação porque o catarro não saiu pelo nariz, mas foi para o ouvido causando uma otite...
bjs e melhoras para o Gabriela

GabiMenoli disse...

Corrigindo...
Estou tão acostumada a escrever meu nome que errei... rsrsrs
Melhoras para o Gabriel!!!

Francine Figueiredo disse...

Fran, os canais de ouvido, nariz e boca como já sabemos são todos interligados, então realmente é uma coisa que deve acontecer com muita mais frequencia que imaginamos...
bjs