quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cadeirinha para carros. Como escolher? (Retirado do blog Filhos Adotivos)

prevencao-de-acidentes-no-carro

Veja qual é o tipo de cadeira de segurança mais adequado ao peso e à idade da criança.



Bebê conforto ou conversível
Cadeira de segurança
Assento de elevação ou “booster”
Cinto de segurança de três pontos
bbconforto cadeirasegura booster cinto3pontos
Tipo de assento
Bebê conforto
ou conversível
Cadeira de segurança Assento de elevação ou “booster” Cinto de segurança
de três pontos
Peso e idade
Desde o nascimento até
9 ou 13 Kg, conforme recomendação
do fabricante, ou até 1 ano de idade.
De 9 a 18 Kg, aproximadamente de 1 a 4 anos de idade. De 18 até 36 Kg, aproximadamente de 4 a 10 anos de idade. Acima de 36 Kg
e no mínimo 1,45m de altura - aproximadamente 10 anos de idade
Posição
Voltada para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no
banco de trás.
Voltada para frente, na posição vertical, no banco de trás. No banco traseiro com cinto de três pontos. Até 10 anos de idade, no banco traseiro do carro, com cinto de três pontos.


Importante!




  • Adquira sempre produtos certificados conforme normas européias, americanas ou brasileiras (selo do INMETRO). Na hora de adquirir uma cadeira de segurança dê preferência as lojas que ofereçam auxílio na instalação.




  • Antes de comprar a cadeirinha, experimente instalá-la para ver se é apropriada para o cinto e assento do seu carro e peso da criança.




  • Não reutilize cadeiras de segurança que já estiveram em um acidente de carro

    Como identificar um dispositivo de retenção certificado
     inmetro

    1 COMO IDENTIFICAR UM DISPOSITIVO DE RETENÇÃO CERTIFICADO
    1.1 CERTIFICAÇÃO BRASILEIRA
    Segue a NBR 14400 (baseada na norma européia). A maioria só pode ser instalada em
    cinto de três pontos.
    Devem constar no dispositivo de retenção para crianças, de maneira clara e indelével, as
    seguintes informações:
    a) selo de Identificação da Conformidade do INMETRO,
    contendo o n.º. do OCP, colocado de forma clara e
    duradoura;
    b) ) razão social / nome fantasia do fabricante / importador;
    c) endereço do fabricante/importador;
    d) mês e ano de fabricação;
    e) grupos de massa do dispositivo de retenção para crianças;
    f) designação do modelo certificado;
    g) número e ano da norma técnica;
    h) número da Autorização para o uso da Identificação da Conformidade;
    i) os dizeres: “CASO ESTE PRODUTO TENHA SIDO SUBMETIDO A VIOLENTO
    ESFORÇO EM UM ACIDENTE, SUBSTITUA-O IMEDIATAMENTE”.


    Bebê conforto ou Conversível

    bbconforto

    Modelo Bebê conforto ou conversível
    Recomendações
    As tiras da cadeirinha devem ficar abaixo dos ombros e ajustadas ao corpo da criança com um dedo de folga.
    Instalação
    Para garantir a segurança da criança, a cadeirinha deve estar corretamente instalada.O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados da cadeirinha e ela não deve se mover mais que 2cm para os lados, após fixação da cadeirinha,é necessário a utilização do clipe de segurança. Este acessório trava o cinto de segurança do carro, evitando que ele fique solto. Leia atentamente as instruções da cadeirinha de segurança e o manual do carro.

    Dicas importantes





  • Bebês devem andar de costas para o movimento até completarem 1 ano ou pesarem até 9 Kgs em cadeiras do tipo bebê conforto ou conversível. Nesta posição, o bebê está mais protegido de sofrer ferimentos na coluna cervical no momento do acidente.




  • As tiras da cadeirinha devem ficar abaixo do ombro.




  • Ajuste as tiras da cadeirinha para que fiquem confortáveis e ajustadas ao corpo da criança com uma folga de, no máximo um dedo, e posicione o clipe peitoral (se houver) na altura das axilas.




  • Recline a cadeirinha de costas para o movimento o suficiente para que a cabeça de seu filho possa descansar de forma plana na concha da cadeirinha. Você pode posicionar em baixo da cadeirinha uma toalha enrolada de forma firme ou outro material suave poderá ajudá-lo a encontrar a inclinação adequada. Nunca recline a cadeirinha de segurança mais do que 45º.




  • Nunca coloque nada entre a criança e a cadeira. Cuidado com roupas grossas ou acolchoados entre a criança e as tiras da cadeirinha. Estes materiais podem comprimir num acidente, provocando um afrouxamento e afetando a proteção da cadeirinha de segurança.




  • Nunca use uma cadeirinha de costas para o movimento em uma posição onde haja um air-bag frontal ou lateral ativado. A força de um air-bag em formação pode resultar em ferimentos graves ou até a morte.




  • Se a cadeirinha de segurança de seu filho tiver uma alça, siga as instruções do fabricante. A maioria das cadeiras americanas pede que as alças devem ficar para baixo durante o transporte no carro.


    Cadeira de segurança

    cadeirasegura

    Modelo
    Cadeira de segurança.
    Recomendações
    As tiras da cadeira devem estar acima dos ombros e ajustadas ao corpo da criança com um dedo de folga.
    Instalação Para garantir a segurança da criança, a cadeira deve estar corretamente instalada.O cinto de segurança do carro deve passar pelos locais indicados da cadeira e ela não deve se mover mais que 2cm para os lados, após fixação da cadeira,é necessário a utilização do clipe de segurança. Este acessório trava o cinto de segurança do carro, evitando que ele fique solto. Leia atentamente as instruções da cadeira de segurança e o manual do carro.

    Dicas importantes




  • Use uma cadeira de segurança de frente para o movimento com sistema de retenção (cinto da cadeira) de 5 pontos, na posição vertical, de acordo com as instruções do fabricante.




  • Posicione as tiras de segurança da cadeira acima da altura dos ombros. Recomenda-se utilizar o espaço de passagem da tira mais reforçado, geralmente o que se localiza mais no topo da cadeira. Leia as instruções do fabricante.




  • Ajuste as tiras da cadeira para que fiquem confortáveis e ajustadas ao corpo da criança com uma folga de, no máximo, um dedo. Posicione o clipe peitoral (se houver) na altura das axilas.




  • Nunca coloque nada entre a criança e a cadeira.




  • Cuidado com roupas grossas ou acolchoados entre a criança e as tiras da cadeira de segurança. Estes materiais podem comprimir em um acidente, provocando um afrouxamento e afetando a proteção da cadeira de segurança.


    Assento de elevação ou “booster”

    booster

    Modelo
    Assento de elevação ou “booster”.
    Recomendações
    O assento de segurança faz com que o cinto de três pontos do carro passe nos locais corretos do corpo da criança: pelo centro do ombro e peito e sobre os quadris.
    Instalação
    Leia atentamente as instruções da cadeirinha de segurança e o manual do carro.

    Dicas importantes





  • Os cintos de segurança dos carros são desenvolvidos para pessoas com no mínimo 1,45 metro de altura, portanto não servem corretamente para crianças nesta faixa etária.




  • Use um assento de segurança para que o cinto de três pontos do carro passe confortavelmente pelo meio do ombro, centro do peito e sobre os quadris da criança.




  • Nunca permita que seu filho coloque o cinto peitoral embaixo do seu braço ou por trás das costas. Isto pode causar ferimentos sérios.




  • A criança deve apoiar as costas no encosto do assento, seja do assento de segurança ou do próprio veículo.




  • O assento de segurança deve ser usado somente com cinto de 3 pontos.




  • O assento de segurança deve ser usado somente se houver encosto de cabeça no carro. Caso o seu carro não tenha este equipamento procure uma concessionária autorizada para instalar.




  • Se seu filho pesar mais que 18 kg e seu carro tiver apenas um cinto sub-abdominal no banco de trás, você pode informar-se em uma concessionária sobre instalação do cinto de três pontos. Se a concessionária não estiver familiarizada com este procedimento, contate o fabricante diretamente.


    Cinto de segurança de três pontos

    cinto3pontos

    Modelo
    Cinto de segurança de três pontos.
    Recomendações
    A criança deve conseguir apoiar as costas inteiras no encosto do banco e dobrar os joelhos na borda do banco, sem escorregar o corpo para frente. O cinto deve passar pelo centro do ombro e sobre os quadris.
    Instalação
    Leia atentamente as instruções do manual do carro para saber como usar corretamente o sistema de cinto de segurança.

    Dicas importantes





  • O cinto de três pontos do veículo geralmente serve em crianças que pesam mais do que 36 kg e tem 1,45m de altura. Use as seguintes orientações para determinar se o cinto de segurança do carro serve corretamente para o seu filho.




  • Seu filho deve conseguir apoiar as costas inteiras no encosto do banco e os joelhos devem estar confortavelmente dobrados na borda do assento.




  • O cinto de três pontos deve passar confortavelmente pelo meio do ombro, centro do peito e sobre os quadris. Nunca permita que seu filho coloque o cinto peitoral embaixo do seu braço ou por trás das costas. Isto pode causar ferimentos sérios.




  • Se o seu filho não atender a estas orientações, você deve considerar a utilização de um assento de segurança.
    Fonte: http://www.criancasegura.org.br
    beijinhos


    Poder

  • 5 comentários:

    GabiMenoli disse...

    Valeu Fran,

    Esta semana trocamos a cadeira da Sarinha por uma com o assento de elevação ela já não cabia mais na cadeirinha...

    Obrigada pela dica e por me certificar de que fiz a coisa certa.

    Aqui em casa, se não for na cadeirinha e com cinto ela não sai.

    Bjs

    Roberta disse...

    Agora MC vai sozinha no banco de trás. Ela até coloca o cinto na boa e anda na cadeirinha, mas se o trajeto for longo, ela começa a querer sair, coloca o braço pra fora do cinto...enfim...

    Dany disse...

    Caio só anda de cadeirinha, ou melhor, no assento de elevação. Afinal, ele já é um rapaz! rs

    Francine Figueiredo disse...

    Sofia sempre foi muito tranquila com relação a cadeirinha, desde a maternidade saiu no bb conforto e para qualquer percuso é lá que ela deve e sabe que tem que ficar.

    No bb conforto nos ultimos meses antes da troca ela já não estava mais gostando de ficar la, mas com a cadeirinha nova, que é da infanti (dura até o ultimo nível, pois a parte do encosto sai, achei ótimo, bela economia) ela adora ficar, brinca se diverte, mas ainda ando com ela atras, só quando tem outra pessoa com a gente que vou pra frente.
    bjs

    L'effet Petit disse...

    PÇoxa, minha filha tem 1 ano e 2 meses e 10,5 kg...ela anda no bebê conforto, contra o movimento (não tem como instalar a favor do fluxo)...além dela ficar super confortável nele, tinhame apegado à questão do peso (13 kg) não à idade limite (1 ano). Será q já tenho q trocar realmente??

    sobretudinho.wordpress.com