quarta-feira, 29 de julho de 2009

Literatura para gestantes

Quando estamos grávidas, bate aquela insegurança e a gente tende a devorar alguns livros específicos sobre gestação, filhos, alimentação, sono e etc... Dentre esses livros posso citar: Nana Nenê, O que esperar quando se está esperando, Segredos de uma encantadora de bebês, o livro azul do Dr. Delamare e por aí vai... Meu marido costuma dizer que é uma indústria e que nós mulheres somos seduzidas por ela... hehehehehe...

Mas voltando aos livros...

Eu, particularmente li dois. E baseada na minha experiência de leitura quero dar alguns conselhos para as futuras mamães:

1. Deus é perfeito. Quando ele criou a mulher e lhe deu o privilégio de ser mãe ele também a muniu com um instinto apuradíssimo! Então, não importa quais livros você está lendo e o que eles te ensinam, use seu bom senso! Aproveite os conselhos do livro para melhorar seu bom senso. Mas ele é fundamental.

2. Cada criança é de um jeito único! Nenhuma é igual à outra, por mais que se pareçam. Os livros se baseiam em algumas experiências e numa amostragem de bebês, o seu pode não se encaixar. Falo isso por experiência própria. Li os livros e fiquei encantada com a idéia da rotina para os bebês. O meu filho se adaptou bem à rotina e isso me ajudou muito, mas no mesmo livro dizia que se uma criança tem uma rotina definidinha, que ela passará a dormir a noite toda (sonho de consumo de todas as mães) na oitava semana de vida. Bom, meu filho não seguiu essa regra. Comecei a ficar neurótica comparando os filhos das minhas amigas com o meu. E o meu era o único que já tinha 4 meses e nada. Bom, ele passou a dormir a noite toda agora com 8 meses. Então, apesar de seu filho seguir tudo o que o livro recomenda, nem sempre o livro vai ter razão. Então aproveite o que o livro tem de bom e não fique neurótica se seu filho não segue a regra e não se encaixa na maioria dos casos. Use seu bom senso.

3. Alguns livros são rigorosos. O Nana Nenê é um pouco assim. Ele recomenda que você deixe seu bebê chorando, que chorar não faz mal. O livro Segredos de uma Encantadora de Bebês, diz que o choro dos bebês é a forma que eles têm de se comunicar com o mundo. Então, se um bebê chora, você deve parar para ouvir o choro. Então, você aprende a identificar os tipos de choro e já sabe quando é: fome, manha, xixi/cocô, sono e etc... O que te parece mais coerente? Deixar seu filho chorando ou aprender a ouvir o choro do seu bebê? Use seu bom senso.

4. Uma outra coisa que os livros sempre dizem é que a gente tem que ensinar nossos filhos a dormirem. A maioria deles diz que devemos colocá-los no berço no momento de dormir e deixá-los lá para eles dormirem sozinhos. Posso afirmar que isso nunca aconteceu comigo. Meu filho nunca dormiu sozinho no berço. Indicada pelo livro, já o deixei chorando por 7 minutos. Foram os minutos mais longos da minha vida. Ele tinha dias e dormiu de tanto esforço que fez pra chorar. Nunca mais fiz isso. Comecei a embalá-lo e a cantar pra ele (e esse momento pode ser mais bonito que o momento da amamentação). Um outro livro não recomendava que puséssemos no berço e o deixássemos, poderíamos embalá-lo, mas nos ensinava a colocá-lo no berço quando ele estava na iminência de dormir e assim, quando acordasse não se assustaria porque estava em local desconhecido. Meu filho hoje tem 8 meses e dorme encostado em qualquer lugar. Conheço bebês que foram acostumados a só dormir no berço que lutam porque querem dormir, estão fora de casa e não têm o berço. Então, use seu bom senso.

Eu poderia citar inúmeras situações onde os livros me ajudaram, mas meu filho não seguiu exatamente a regra. E também não quero desestimular a leitura desses livros, pois eles me foram muito úteis mesmo. Mas esse post é para dizer: leiam livros sim, mas usem seus conselhos com sabedoria e bom senso. Aprendam a entender seus filhos e assim, vocês verão que o relacionamento de vocês será muito melhor.

Eu recomendo esses dois livros: Nana Nenê e Segredos de uma encantadora de bebês. O primeiro é bem rígido, mas nos ajuda a criar uma rotina pros nossos bebês (fundamental isso) e o segundo é muito bom, tem coisas do primeiro, mas bem mais maleável.

Uma outra coisa que deve ser levada em consideração é que a maioria desses livros é de origem americana. E a maioria das mulheres de lá são donas-de-casa. Então são pessoas que criam seus filhos em casa e têm mais tempo que nós, que trabalhamos fora. Então contextualize a sua situação, ok?

Bom, esse post já é uma leitura e tanto, né? rsrs

Nenhum comentário: