segunda-feira, 27 de julho de 2009

Ainda sobre a gripe suína

Retirado do jormal O Globo, hoje:

Infectologista orienta grávidas a evitarem aglomerações

A infectologista da maternidade Perinatal, Denise Cotrim, explica que a gravidez provoca transformações no organismo da gestante e a sobrecarga sobre órgãos como o coração é maior. Assim, fica mais fácil de viroses, como a gripe suína, evoluírem para doenças mais graves como pneumonia, sinusite, otite, que também são complicações da gripe sazonal. Ela aconselha as mulheres a evitarem locais fechados e com muita aglomeração.

- O surto da gripe suína chamou atenção para uma coisa que sempre acontece e ninguém toma cuidado. As grávidas devem fazer um certo tipo de resguardo porque, nesta época de inverno, tem mais vírus circulando e é maior a possibilidade de contágio - afirmou Denise.

Ela orienta que as grávidas que estiverem com os sintomas da gripe suína procurem primeiramente o médico que já acompanha a gestação para que ele examine e oriente o tratamento adequado.

Nesta segunda-feira, começou a funcionar o Disque-gripe (0800-2810-100) - um serviço telefônico gratuito para tirar dúvidas da população sobre a doença. Segundo informações da rádio CBN, somente nas três primeiras horas de funcionamento, foram atendidas 3.500 ligações. Quem tiver dúvida sobre a gripe suína também pode acessar o hotsite "Gripe A" , que ajudará na identificação da doença. Quem estiver com sintomas da gripe pode responder a um questionário de avaliação que permite ao usuário diferenciar a Gripe A de doenças que apresentam sintomas semelhantes. Uma vez confirmada a contaminação pelo vírus da Influenza A, o internauta terá acesso a informações sobre onde procurar e obter atendimento especializado.

Nenhum comentário: