terça-feira, 28 de junho de 2011

Viagem com ou sem os filhos?



Para nós, mães modernas as férias acontecem uma única vez no ano (pelo menos no meu trabalho, onde não posso quebrá-la em 2x de 15 dias). Com isso, as férias são sempre programadas, planejadas e etc...
Gosto de viajar. E acho legar programar uma viagem nas férias, mesmo que curta e mesmo que seja para perto. Pois dá uma sensação de mudança de rotina.
Sabemos que depois dos filhos nossa vida muda. Muda radicalmente. Mas após eles não nos vemos mais sem eles.
Por isso, quando penso em vaigem de férias, penso em família, descanso e diversão em família. Nunca considero a possibilidade de não levar meu filhote. Mesmo que marido e avó achem que eu deva viajar sem ele, nem que seja por uma semana.
Uma semana sem ver o rostinho do meu filho? Nossa!!!! Meu coração aperta só de pensar.
Eu sei, eu sei. O casal precisa de um tempo a sós. Faz bem! Mas é que já passo tanto tempo longe do meu pequeno, que me sinto tão culpada em não passar mais tempo com ele... Sinto que se eu viajar sem ele, vou passar os dias lembrando e imaginando o quanto ele estaria feliz estando ali com a gente. Quantas vezes ele já perguntou por mim em casa?
Passa tudo tão rápido. Daqui a pouco ele nem vai querer viajar comigo mais. Sinto que tenho que aproveitar cada momento que ainda posso ter ele pertinho de mim.
E vocês? Já conseguiram viajar sem seus filhotes? Me contem.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Carros 2 - Disney Pixar


O superastro das corridas Relâmpago McQueen e o inigualável carro-guincho Mate levam sua amizade a novos e emocionantes destinos internacionais em Carros 2, quando viajam ao exterior para disputar o primeiro Grand Prix Mundial que determinará quem é o carro mais veloz do planeta. Mas a estrada para o título é cheia de buracos, desvios e surpresas hilárias e Mate acaba se envolvendo em uma outra aventura emocionante: espionagem internacional. Dividido entre ajudar Relâmpago McQueen em sua importante corrida e uma missão secreta de espionagem, a viagem de Mate será de muita ação e perseguições explosivas pelas ruas do Japão e da Europa, seguido por seus amigos e observado por todo o mundo. Um elenco de carros novos e coloridos acrescenta ainda mais diversão, incluindo agentes secretos, vilões ameaçadores e competidores internacionais.

Meu parecer:
Meu filho ama o Relâmpafo McQueen e sua turma! Vê o desenho todos os dias. Conhece todos os personagens.
Claro que fomos na estréia. Afinal, eu estava empolgadíssima em levar o filhote para ver seu desenho preferido em sua segunda odisséia.
Gabriel empolgado. Foi de casa até o cinema dizendo que ia ver o desenho dos carros. Chegando na sala do cinema, durante os traillers, ficava perguntando se ia começar. Estávamos mais ansiosos que eles.
Eis que o filme começa e a criançada entra em êxtase. E aí começam os problemas. Ainda no burburinho do começo do filme, um espião fala sussurrando. IM-POS-SÍ-VEL entender o que ele fala junto com o burburinho das crianças. Ok, ok... Depois a gente entende o que ele queria dizer.
Aí vem o filme e seus personagens. Gabriel diz: Olha mamãe o Relâmpago McQueen. Olha o Mate. E por aí vai... Felicidade total.
Só que... Filme longo... Falas dificeis... Tramas paralelas... Estava complicado para nós acompanharmos, imagina para uma criança de 2 anos e 7 meses? Nem as corridas nos países segurava a atenção dele.
- Mamãe, quero fazer xixi!
Saio eu da sala e vamos pro banheiro.
E quando eu penso que ele ia prestar atenção, percebo que ele... APAGOU!
Tadinho, dormiu!
Não sou expert em filmes. Amo desenhos animados. Adoro o Carros. Mas confesso que achei o desenho elaborado demais para crianças pequenas, que amam esse desenho. Achei complicado, enrolado, arrastado. Uma trama sobre ecologia, petróleo, conspirações, espiões... Tudo junto.
Claro que como toda criança ele queria, no dia seguinte, ver o desenho. Mas expliquei que somente quando sair em DVD.
Acho que vale a pena a ida ao cinema. Afinal, cada um reage de uma forma, né?

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Uma carinha que nunca mais vou esquecer!!!

Oi meninas, sei que estou sumida, mas o tempo anda muito curto e o cansaço anda acabando comigo!!!
Mas hoje tinha que compartilhar esta experiência com vocês...
Hoje minha mocinha, para mim meu bebê, mas ela diz que não é mais um bebê, bom, hoje ela fez seu primeiro passeio com a escola, sem mamãe!!!
Pois foram na Quinta da Boa Vista, visitaram o Zoo e o Museu...
Vejamos a equação desta viagem foi: uma mãe de coração apertadinho versus uma criança com cara que quem diz: "-Mãe, eu vou sem você? E você vai ficar bem?"
Resultado: Uma mãe aos prantos e uma criança altamente feliz!!!
Porque esta equação quase sempre é assim???
Ela foi e voltou super bem e super feliz e eu tive um dia de arrependimento.
Incrível, mas eu só pensava em o quanto eu fiz minha mãe sofrer quando saia de casa e só voltava dias depois, como pude deixar minha mãe aqui no Rio e ir até Salvador, eu uma adolescente sozinha???
Como eu fui egoísta e nunca me toquei do que sentia minha mãe, coitadinha da minha mãe!!!
Enfim, peguei o telefone e liguei para ela e sabem o que ela me disse, eis o diálogo:
Eu: - Mãe, me perdoa eu não sabia que você sofria assim, eu fui uma péssima filha.
Mãe: - Ah, filha, não fala assim não. Hoje eu vejo tanta criança mal criada que até me arrependo de algumas coisas que fiz com vocês. É duro filha, mas é assim mesmo. Só não vai trancar minha netinha em casa, tá?
Ser mãe é o máximo, não é não!!!
Bom, eles chegaram cheios de novidades e histórias. Ela estava radiante e morta de cansaço.
Fim de noite, boa noite!!!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Campanha de Vacinação!

SUS mobiliza todo o país para vacinar crianças contra paralisia infantil e sarampo

O Sistema Único de Saúde (SUS) inicia, no dia 18 de junho, a primeira etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda fase começa no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio.
Em cada etapa, a meta é vacinar 95% do público-alvo, que é de 14.148.182 crianças de zero a menores de cinco anos. São mais de 350 mil profissionais de saúde envolvidos, em todo o país. É importante levar a carteira de vacinação das crianças, para atualização das doses aplicadas.
“Se a criança estiver no dia se sentindo mal, com algum problema, o ideal é levar no posto de vacinação. Lá o profissional vai avaliar se deve ou não vacinar essa criança agora, no dia 18 de junho”, esclareceu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista coletiva nesta terça-feira, em Brasília.
O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral. 
 
Tira dúvidas sobre as duas vacinações – contra a pólio e contra o sarampo:
1- Veja abaixo as vacinas que as crianças devem tomar, de acordo com a idade, a data da campanha de vacinação e o estado onde vivem.
1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite - 18 de junho (Dia de Mobilização) a 22 de julho - Crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) - Todos os estados e municípios.
1ª fase da Campanha de Seguimento contra o Sarampo - Crianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) - Todos os municípios de: AL, BA, CE, MG, PE, RJ, RS, SP
2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite - 13 de agosto (Dia de Mobilização) a 16 de setembro - Crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).Todos os estados e municípios.
2ª fase da Campanha de Seguimento contra o Sarampo - Crianças de 1 ano a menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) -  Todos os municípios de: AC, AM, AP, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PI, PR, RN, RO, RR, SE, SC, TO e DF.
 
2. Há risco para as crianças que vão tomar duas vacinas?
Não. As vacinas são seguras e podem ser dadas às crianças no mesmo dia, sem prejudicar a saúde delas. 
 
3. As vacinas têm contraindicações?
Em geral, não. Porém, recomenda-se que as crianças que estejam com febre acima de 38º ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de se vacinarem. Também não é recomendado vacinar crianças que tenham problemas de imunodepressão (como pacientes de câncer e aids ou de outras doenças e ou tratamentos que afetem o sistema imunológico, de defesas do organismo) e anafilaxia (reação alérgica severa) a dose anterior das vacinas.
4. Onde vacinar as crianças?
Os pais ou responsáveis devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, bem como os endereços e os horários de funcionamento. 
 
5. Só será possível vacinar as crianças nessas datas?
Não. As vacinas contra pólio e sarampo são oferecidas gratuitamente pelo SUS e estão disponíveis durante todo o ano, nos postos de saúde, para a imunização de rotina. Mas é fundamental levar as crianças às campanhas de vacinação, porque elas reforçam a proteção da saúde delas. 
 
6. Como funciona o calendário básico de vacinação, fora das campanhas?
Vacina poliomielite oral – Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, recebem o primeiro reforço. Porém, todas as crianças menores de cinco anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas doses durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
Vacina tríplice viral – As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. 
 
Por Rafaela Ribeiro, da Agência Saúde – ASCOM/MS. (61) 3315-6246/3580. jornalismo@saude.gov.brFonte: http://portal.saude.gov.br/

terça-feira, 7 de junho de 2011

13º Salão do Livro para Crianças e Jovens 2011 – Rio de Janeiro RJ


Olá, Meninas, deixo aqui uma dica...
Bjos!

Professores, estudantes e públicos em geral terão até o dia 17 de junho de 2011 para conferir as novidades do 13º Salão do Livro para Crianças e Jovens da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), no Centro de Convenções Sul América, no bairro da Cidade Nova, no Rio de Janeiro.

Serão realizados vários eventos simultâneos: lançamentos de livros, bate-papo com autores como Ana Maria Machado, Ziraldo e Bia Bedran, leitura de histórias, seminários e uma homenagem à língua portuguesa com a participação de diversos países que tem o português como língua materna. A biblioteca para bebês também fará parte desta edição do evento.

Todos os jovens e crianças que visitarem os stands receberão um livro de brinde na saída.

O horário de visitação é de 2ª a 6ª das 8:30 às 18 horas e no sábado e domingo das 10 às 20 horas.

A abertura do Salão será no dia 6 de junho. O valor da entrada é de R$ 4,00, professores da rede pública, maiores de 65 anos e portadores de deficiência têm entrada gratuita.