quarta-feira, 28 de abril de 2010

O que meu filho faz na Educação Infantil?

Oi meninas!!!
A Escola da minha filha tem sempre um texto legal para os pais explicando as fases dos filhos que nos ajuda a entender o que acontece com nossos filhos no decorrer do ano.
Achei este do título acima que recebi quando ela estava no maternal e queria partilhá-lo com vocês.
"Seu filho brinca durante certos períodos. Brinca porque:
É brincando que a criança aprende.
É brincando que ela se prepara para as grandes e complexas descobertas da vida futura.
É brincando que desenvolve os pequenos e grandes músculos.
É brincando que percebe as relações implícitas nos fatos sociais. (Capacidade de perceber diferenças entre ele e o outro).
É brincando que vive seu mundo fantástico de "Faz-de-Conta" e vai interiorizando o ambiente físico e humano que o envolve e se ajustando ao seu meio.
É brincando que descobre as coisas que não sabe, raciocina e pensa.
É brincando que se descobre os valores básicos da vida.
É brincando que a criança se desenvolve social, intelectual, emocionalmente e fisicamente, "educa-se".
O brinquedo tem uma conotação diferente que o leigo habitualmente lhe dá.
O brinquedo é o trabalho da criança. É um trabalho sério. Mas a criança não vem à escola só para brincar.
Os objetivos específicos da Educação Infantil são:
Desenvolver a criança nos aspectos sociais (capacidade de conviver e aprender com o outro); afetivo (relações afetivas); físico (usar o corpo para o aprendizado); cognitivo (capacidade de conhecer e aprender, desenvolvimento da inteligência)."
Bjs

terça-feira, 27 de abril de 2010

HISTÓRIA DE UMA MULHER!!!

Hoje é terça, preparem os lencinhos!!!
Quero falar de uma figura importante na vida da criança, a madrinha.
E pra isso vou contar a História de Mulher da Minha Madrinha, Tia Marlene.
Dinda sempre foi uma guerreira.
Com ela aprendi a arte da guerra.
Dinda lutou para ajudar seus irmãos menores a viverem sem a mãe.
Dinda lutou para casar de branco, véu, grinalda e virgem.
Dinda lutou contra a catarata que quase cegou seu primeiro filho.
Dinda sempre foi batalhadora, que mulher de fibra!
Lembro-me dela sempre com os cabelos pintados de louro, sempre vaidosa, de unhas pintadas de vermelho. Engraçado como as pessoas marcam nossas vidas, toda vez que pinto a unha de vermelho me lembro dela.
Lembro dela sempre combinando sapato, roupa e bolsa. Dinda não sai de casa se o sapato e a bolsa não estiverem da mesma cor.
Lembro de todos os "Branca, dinda te ama" nos meus aniversários.
Lembro dela cuidando de seu filho mais velho e ensinando o mais novo a proteger sempre o irmão.
Dinda é um marco na minha vida!
Custumo dizer que nenhuma mulher na minha família teria a garra e a gana de cuidar e batalhar por seu filho como ela fez com o mais velho, que nasceu perfeito e depois foi diagnosticado com catarata, teve que colocar uma prótese em uma das vistas e da outra tem visão parcial.
Presto aqui minha homenagem a esta mãe, amiga, mulher, guerreira e madrinha sempre presente, sempre carinhosa, sempre cuidadosa e sempre sempre muito querida.
Dinda te amo muito.
Sua branca!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Contador de Histórias

Olá meninas,

estou sumida dos post, mas nunca longe do blog.
Estava de mudança de emprego e muita correria à noite para cuidar da pequena, final de semana agitado e assim, sem muito tempo.
Hoje como o dia está calmo, mesmo eu trabalhando, estava dando uma navegada na net e vi um link sobre uma profissional que é contadora de histórias. Ela faz os bonecos, toca violão e flauta.

http://ilanacontadoradehistorias.blogspot.com/

Nós temos uma contadora de histórioas no blog, é uma contadora em fase de inicial, mas com muita imaginação.
A Sarah adora as histórias que a Gabi inventa e até participa em alguns momentos.

Achei uma ótima dica para levar os pequenos para assistir, ela se apresente em algumas livrarias. Futuramente quem sabe ver um espetáculo da Gabi.

Bjs,

terça-feira, 20 de abril de 2010

Amigos para sempre...

Uma das coisas que mais me orgulho nessa vida são os amigos que fiz ao longo dela. São amizades verdadeiras. Pessoas que carrego no coração. Longe ou perto estão sempre comigo.

Nesse final de semana foi a festa de 60 anos da minha mãe. Alguns amigos estavam por lá. E sabem uma das coisas que mais gostei na festa (que por sinal estava muito boa), foi ver o chamego do Gabriel com a Maria Clara. Gente que coisa mais fofa aqueles dois.

E é claro que eu e Roberta nos alegramos vendo nossos pimpolhos se dando tão bem. É o prolongamento de nossa amizade!

Aqui vai uma foto desse encontro...


HISTÓRIA DE UMA MULHER!!!

Olá meninas, voltei!!!
Estive sumida com as férias e quando retornei fiquei enroladíssima com o acúmulo de função.
Mas, agora estou de volta e... numa terça para mais uma história de uma mulher.
Bom, hoje quero falar de uma mulher especialíssima pra mim, minha avó, Dona Marina.
Minha avó foi uma mulher a frente do tempo dela, tinha muitos irmãos já que minha bisavó, sua mãe, foi a segunda esposa do meu bisavô. Estudou e formou-se como professora e foi lecionar em outra cidade, sozinha e solteira...
Casou-se, sempre trabalhando fora e teve 4 filhos homens...
Católica, apostólica, romana praticante nunca deixava de lado seus santos, especialmente Dom Bosco, com quem conversava o dia todo.
Vovó nos trouxe o hábito de ler, fazer palavras cruzadas e fazer crochê, é eu sei fazer crochê!!!
Na casa de vovó tudo se remetia a um bom café com leite e pão com manteiga.
Vovó me ensinou a viver com amor, tudo pra ela era amor, um bom beijo estalado e tudo estava finalizado.
Vovó costumava fazer com os netos o que fez com os filhos só que sem a responsabilidade sobre a educação, mas quando estavamos na casa dela se brigassemos, pronto: de castigo, de frente um para o outro, de mãos dadas até o perdão onde tudo se encerrava com um beijo.
Vovó me ensinou a igualdade, ela dizia que seus filhos não passavam manteiga no pão, era ela ou o vovô quem passavam a manteiga para que todos comessem igual.
Se tinham em casa 2 bananas cada filho comia meia... E fazia o mesmo com os netos, todos ganhavam o presente no mesmo valor, 15 netos tudo igual.
Vovó me ensinou como é bom sorrir, tinha sempre um sorriso bonito mesmo triste ela procurava alguma coisa para se alegrar.
Vovó me ensinou a rezar, dizia que os anjos ouviam nossas preces e que rezando e agradecendo nada jamais iria nos faltar.
Vovó me ensinou que envelhecer é grandioso, que as rugas são as marcas da vida e que tudo é sempre uma boa lembrança.
Vovó me ensinou que vaidade não faz mal, mas que seu excesso é desnecessário, "minha filha qualquer mulher fica linda diante do dom de procriar, de dar a luz, de iluminar" - dizia ela.
Vovó me ensinou que grandes amizades não se perdem no dia-a-dia e que nada substitui um irmão. Ela falava com sua irmã todos os dias na mesma hora, um dia ela ligava para a irmã e no outro era a irmã quem ligava pra ela.
Vovó foi uma grande mulher, seu espírito de luta a acompanhou até mesmo na hora da morte.
Lembro-me dela sempre com muito amor, principalmente porque ela sempre assumiu seus defeitos, defeitos de mãe, de mulher, de avó e principalmente de pessoa.
Guardo dela sempre os melhores momentos pra me darem força para continuar.
Gosto de sua imagem com os seus vestidos, minha avó nunca usava calça, e com um pano de prato queimado na mão. Ela sempre esquecia de apagar o fogo e quando ia tirar uma panela do fogão pronto, queimava o pano de prato.
Cozinhar era seu passatempo predileto e ver sua família sempre reunida à mesa para comer suas maravilhas culinárias era pra ela o melhor da vida.
Quero levar pra sempre seus ensinamentos e suas histórias, como por exemplo:
"Menina tira a mão da testa pra estudar senão você não memoriza. É o pescoço que sustenta a cabeça e não o braço."
"Vai cortar essa unha, senão você vai ficar igual ao João Felpudo que teve que dormir fora de casa." (ok, a história do João Felpudo eu conto em outro post, me ajuda muito com a minha filha).
"Se meus filhos e netos estão felizes então está tudo ótimo."
"Senta aqui e vamos tomar um café com leite e pão com manteiga que numa boa conversa tudo se resolve."
Ainda sinto muita falta dela porque assim como minha mãe ela me conhecia até pela voz a quilometros de distância e sempre sabia do que eu precisava.
Quis registrar esta história de uma mulher porque gostaria de compartilhar com vocês os ensinamentos de vida e de mãe que minha avó me deixou e que coloco em prática com a minha filhota então, pra começar queria que todas soubessem o quão importante ela foi na minha vida pra poder depois dividir suas lições e histórias.
Bjs.

Aluguel de Brinquedos

Bom dia meninas!

Que delícia de semana né?!
Para algumas cariocas, hoje já é Sexta-feria, já que dia 23 é feriado aqui no RJ tb e muitas enforcam a Quinta. Como eu! :)

Estava eu procurando algo interessante pra mostrar pra vocês aqui no blog, e me deparei com uma reportagem na Crescer sobre aluguel de brinquedos. A princípio achei meio inusitado. Não consigo me imaginar alugando brinquedos. Sempre dou os brinquedos da MC ou guardo pro irmãozinho dela (quando vier, tá meninas!). Mas, depois pensei que até seria uma boa. Se o brinquedo estiver bem conservado, em bom estado, porque não?!

Uma coisa é fato: os brinquedos da MC já ocupam uma boa parte da casa, e olha que já dei alguns para as crianças da creche da Igreja. Tenho brinquedos guardados desde o aniversário de 1 aninho, porque ainda não dá pra ela usar, senão ela vai quebrar tudo.

Bom, fica a dica. Quem quiser se aventurar nesse empreendimento...

Beijos.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vaidade Infantil

Oi meninas!

Esse era um tema que eu estava querendo abordar tem um tempo.
Eu nunca fui muuuuiiiitttooo vaidosa. Passava meu batom, gosto de ter as unhas sempre feitas, mas nada exagerado.
Pois bem, quando engravidei, pensei logo em um menino pela praticidade das coisas. Pensava se teria condições de ensinar pra uma menina coisas que nem eu mesma me importava tanto, como essa questão da vaidade. Pois bem, Deus, que sabe muito bem o que faz, me presenteou com uma linda e vaidosa menina.
Confesso que Maria Clara que tem feito com que eu me torne mais vaidosa, mais curiosa, pra poder ensinar isso pra ela um dia.
Ela adora um espelho. Gosta de passar batom, e pintar as unhas. E eu achava que ela não seria tão vaidosa assim, mas mais uma vez Deus me mostrou que as coisas não são como eu quero e nem quando eu quero. Deus sabe o que é melhor pra mim!
Mas aí entra a seguinte questão: Até que ponto é saudável estimular a vaidade infantil. Outro dia passou no Fantástico uma reportagem sobre isso e mostrou o caso da Suri Cruise, cheia de vaidades em seus 4 ou 5 anos, não sei.

Concordo com várias coisas que as matérias abaixo apontam. Acho que vaidade demais na idade da Maria Clara não faz bem. Vaidade com relação a pintura, esmaltes... Estimulo quando acho que devo. Nada demais. Agora, estimulo a escolha dela pelas roupas que ela quer usar (sempre dou duas opções a ela, ou então quando rola uma pressa, induzo o uso de alguma!). Estimulo a pegar uma bolsa. Acho que essas coisas não são demais. Não prejudicam.

Enfim, assim como tudo na vida, o excesso faz mal.
E vocês como lidam com esse tema?

Seguem os links de várias reportagens sobre o assunto:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u446705.shtml

http://www.minhavida.com.br/conteudo/4716-Exagero-de-vaidade-infantil-confunde-os-pais.htm

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=323809

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=323806

http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=323805

Clima x Sexo do Bebê

Bom dia meninas!
Sexta-feira!!!!
Semana que vem super curta pra nós cariocas! Que beleza!
Achei interessante essa reportagem da revista Crescer. Fica a dica para as mamães que querem ter uma bebê! :) Iluminem o ambiente!

Eu sempre escuto falar que se entra vento na hora H é que vem menina! hahahhahaha...
Cada um tem sua "dica". E vocês, conhecem alguma? :)
Bjs.


Clima pode favorecer o nascimento de meninas
Um estudo americano sugere que, em países tropicais, nascem menos meninos do que em outras regiões

Mulheres que moram em países tropicais têm mais chance de ter meninas. Essa é a constatação de um estudo publicado na revista científica Biology Letters. A média global de nascimento de meninos é de 51,5%. O estudo, que coletou dados de 202 países por dez anos, revelou que nas regiões mais próximas ao Equador o número de nascimentos de bebês do sexo masculino cai, ficando em torno de 51,1%. Esta alteração permanece mesmo com as diferenças culturais e socioeconômicas. Segundo a autora do estudo, Kristen Navara, da Universidade da Geórgia, embora a diferença pareça pequena ela é estaticamente significativa. Uma das explicações seria a de que os gametas humanos - espermatozóides e óvulos - podem ser afetados pela luz do ambiente e pela temperatura, o que favoreceria o nascimento de meninos ou meninas.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Animais de Estimação

Oi meninas, hoje tenho um post fofo :)

Tenho um casal de Cocker Spanil Inglês (Teka e Athos) e recentemente fui "vovó" de 6 cachorrinhos lindos! O Lucca está adorando a novidade e toda hora quer ir ver os au auzinhos rsrs. A primeira coisa que ele faz depois que chega da creche (depois do meu beijinho, claro) é correr pros cachorrinhos,

Pensando nessa "felicidade" olhei na internet sobre animais e crianças, sobre a importância dos pequeninos terem um animal de estimação. Lí coisas incríveis resultadas de pesquisas da fonte: http://www.amigosdelosanimales.org/. Vejam o resumo:
- A criança fica mais afetiva, repartindo as coisas, é generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos acontecimentos, é crítica e observadora, sensibiliza-se mais com as pessoas e situações.
- Apresenta autonomia, responsabilidade, preocupação com a natureza, com os problemas sociais e desenvolve uma boa auto-estima.

- Relaciona-se facilmente com os amigos, tornando-se mais sociável, cordial e justa. Sabe o valor do respeito.
- Desenvolve a sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, tendo mais facilidade para lidar com a frustração e liberta-se mais facilmente do egocentrismo.

Além disso também achei essa reportagem bem interessante: http://guiadobebe.uol.com.br/bb3a4/convivendo_com_os_animais_desde_cedo.htm

Gente eu SUPER recomendo! Sei que é mais um trabalhinho né Mães Mothernas? Porém posso garantir que os benefícios são muito superiores.
Fotos dos papais e filhinhos:













Ah! Só consigo ter 2 cachorros :)! Então quem tiver interesse nos filhotinhos que são de raça pura e já estão vermifugados me mande um e-mail (vickavanza@gmail.com).
Bjoooo

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O que não faz a tecnologia

Imaginem aquele seu familiar que mora bem distante mas que você adora!!!!!
Pois é, agora ele poderá assistir seu parto.

O que não é a tecnologia....

Sensacional!

Leiam nessa reportagem!

Bjs.

Sair pra trabalhar? Pra que, mamãe?!

Oi meninas!!!!

Achei essa reportagem e estou vivendo isso agora lá em casa.
Se Maria Clara acorda antes de mim, fica dizendo não o tempo todo e se agarra pra eu não sair de perto dela.
Achei interessante porque muitas de nós temos filhos da mesma idade...
Então ficam as dicas.

Serve também para quando temos que ir viajar, como quando fui para Brasília.

Bjs.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sinais divinos!

Bom dia meninas!

Enfim, estou de volta!
Estava meio baixo astral de postar aqui. Não tinha muita inspiração devido aos últimos dias aqui no RJ, mas vamos lá. Esse blog não pode deixar a peteca cair!
Pra variar, uma matéria da Revista Crescer me fez ficar emocionada. Sim! Descobri que minha filha me ama e demonstar isso diariamente. É só parar e observar suas reações.
A reportagem era sobre os sinais que os pequenos nos dão pra demonstrarem o seu amor.
Saca só e vejam se identifcam algum ou mais de um até...

5 sinais que seu bebê ama você

Confira algumas pistas que o seu filho dá para demonstrar o amor que sente por você
A rotina parece não variar tanto. Assim que nasce, seu filho praticamente chora, mama e dorme. Mas, entre uma soneca e outra, você vai perceber algumas pistas sutis do amor que ele sente por você. Veja só:
1. Olhar fixo - Desde que ele nasce, você está sendo observada. Seu bebê não consegue tirar os olhos de você. Por isso, ele a segue com o olhar por todos os lugares. Ele não sabe nada sobre o mundo, mas sabe que você é importante.
2. Opinião que importa - A partir dos 9 meses, seu bebê vai tentar dividir todos os desejos com você. E vai fazer isso de uma forma divertida, oferecendo objetos, repetindo gestos ou emitindo sons para chamar a sua atenção.
3. Sempre perto - Seu filho fica aflito quando você não está por perto. Isso acontece por volta dos 8 meses, quando eles começam a ficar tímidos na presença de estranhos. Essa é, talvez, a mais clara declaração de amor.
4. Sorriso pede sorriso - Tem momento mais gostoso do que aquele em que seu bebê gargalha quando você sorri para ele? Aos 2 meses, isso começa a acontecer. Quanto mais contato vocês tiverem, melhor será a troca de sorrisos!
5. Confiança e aconchego - Sempre que ele cai, está triste, com sono, sede ou precisa de algo, ele recorre a você. E será assim por toda a vida. Ele confia em você e isso vale muito mais do que dizer “eu te amo”, não é mesmo?
Consultor: Hamilton Robledo, pediatra do Hospital São Camilo (SP)

Comigo acontece assim: Maria Clara olha pra mim, puxa meu rosto pra olhar pra ela e abre um sorriso monstro! Adoro!

Agora a gente quer saber de vocês....como vocês acham que seus filhos demonstram o amor que sentem, fora dessas maneiras descritas aqui?

Beijos!






quarta-feira, 7 de abril de 2010

Remédios- Doação


Oi gente!
Fazendo uma arrumação na caixa de remédios descobrí uns que não vou usar mais já que o Lucca passou da fase. Então como remédio na maioria das vezes é caro achei que seria interessante postarmos o que temos em casa (dentro da validade claro) e quem sabe doar para quem está precisando...O que acham?
Eu tenho o "Motilium" está com validade até novembro de 2011 e só usei 1 vez! o vidro está cheinho. Também o "Camomilina C" com validade até setembro de 2010, só tirei 2 cápsulas. Por fim absorventes de seio com 10 pares...Não sei se isso tem validade...
Bem, é isso! Tomara que ajude alguém. Bjos

segunda-feira, 5 de abril de 2010

As últimas do Gabriel

1. Ontem indo pro almoço de Páscoa na casa da vovó.
Arrumei e coloquei uma sandália no pé. Ele foi lá no armário, pegou o tênis e veio até mim:

- Tênis... Botá... Qué
- Filho, você quer colocar o tênis?
- Qué...

2. Hoje pela manhã indo para a creche. Ele foi acordado, estava com soninho.

- Momõe... Paninho
- Filho, você quer paninho pra que?
- Pá mimi...

Essa é bem a nossa cara, né?

Olá meninas,

    Futucando aqui a revista crescer, achei uma matéria que é a nossa cara e me identifiquei muito com ela.
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI25596-10510,00.html

    Saio de casa de cara limpa. Deixo Gabriel na creche e no caminho até as barcas vou me maquiando. Hoje mesmo, fiz as sombrancelhas, devido ao trânsito absurdo que tem estado nesse trajeto.

    Teve um dia que estava indo visitar uma amiga e fiz as unhas no carro enquanto meu marido dirigia, claro. Não pintei pro cheiro não ficar forte, mas pelo menos as unhas estavam "limpinhas". Nos finais de semana, quando tenho tempo e Gabriel tira o cochilo da tarde, aproveito e, ou faço as unhas dos pés ou uma massagem no cabelo.

    Malho (quando malho) na hora do almoço.

    Vida de Mãe Motherna é assim mesmo...

domingo, 4 de abril de 2010

Páscoa

Boa Páscoa a todos!!!!

Nosso feriado foi ótimo!!!

Sexta almoçamos com os vovós....comidinha delícia....
Sábado fomos pra casa da vovó...fomos pra uma festinha a noite...
Hoje quando chegamos em casa, Maria Clara foi procurar os ovinhos que o Coelhinho deixou! Ela ficou com medo achando que ele ainda estava por aqui, mas depois entrou no clima e ficou procurando pela casa toda! Muito bom!
Ela está numa fase muito gostosa...mais obediente, cantarolando as musiquinhas que aprende no colégio, já diz "obrigada" sem precisar ser lembrada...conta até 10, fala as vogais, já sabe identificar os números 1 e 2, muito linda e muito fofa!!!!!

Brincou muito o feriado todo....está dormindo desde que voltamos pra casa, umas 18h...será que ela vai até amanhã?! :)

Beijos pra vcs, amigas mães mothernas!!!!

sábado, 3 de abril de 2010

Já estou OK!

Um post com boas notícias :)
A foto já diz tudo né gente ?! Meu Lucca está Ok, mas não pronto para outra rsrsrsrs.
Bjos e curtam o feriado.


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Internação Lucca- VICK

Olá! Quanto tempo.

Bem passei por maus momentos e vim aqui compartilhar com vocês o que aconteceu...

Coloquei o Lucca há 3 semanas na creche e depois de 10 dias ele pegou uma virose (ok, ok, ok ele pode não ter contraído lá, mas desconfiamos). Daí começou o vômito, diarréia, febre, falta de apetite e sede. O levamos ao médico e todo o tratamento estava sendo feito, porém sem sucesso! Meu filhote estava totalmente apático e perdendo muito peso.

Na sexta-feira passada ele parou de fazer xixi e a medicação não parava mais no estômago, ia tudo pra fora, daí corremos com ele para a emergência. Chegando lá a atendente viu que era grave e o passou na frente de todos colocando-o no soro. E foi o primeiro, segundo e terceiro frasco até ele começar a fazer xixi! Tadinho, estava extremamente desidratado! Vocês devem estar se perguntando: Nossa como a Vick deixou chegar nesse estado? Gente, foi muito rápido, 3 dias e mesmo assim ele estava sendo medicado.

Bem, internaram o Lucca por 2 dias. Ele já estava reagindo e começou a beber água, tomar sopa, etc...Em casa, com a virada de tempo e o organismo debilitado começou a ter crise respiratória e a ficar congestionado. Entrou a nebulização.

Terça-feira ele teve febres muito altas, 39,5 e 40...Corri para a emergência novamente e adivinhem? Agora o catarro do pulmão tinha subido para os ouvidos e dado otite bilateral. A médica não gostaria de passar antibiótico agora por ele estar debilitado, porém se fez necessário já que otite pode evoluir para meningite. Agora usamos xarope para tosse, corticóide para inalação e antibiótico para os ouvidos....

Voltamos para casa e para fechar com chave de ouro eu e meu marido pegamos a maldita virose! Estamos nos recuperando e vamos curtir muito o feriado se Deus quiser! Bjooo